Análise: New Little King’s Story

O original Little King’s Story foi um daqueles tesouros escondidos da Nintendo Wii que apesar da sua qualidade ninguém jogou. A estratégia em tempo real / RPG /  construção e aventura foram unidos num jogo incrivelmente ambicioso e que recebeu muitos elogios, mas que infelizmente não passou o teste final, o das vendas.

Aqueles que realmente o jogaram esperavam que o pequeno rei voltaria a ver a luz do dia e graças a uma sequela na Vita há esperanças de que tal ainda possa acontecer.

New Little King’s Story é uma sequela do original, oferecendo mais uma dose da mesma jogabilidade, mas com novos elementos aqui e ali. Se nunca visitaram o reino do rei pequeno, este é um ótimo lugar para começar.

New Little King’s Story continua o conto do título anterior, como o reino criado originalmente é cercado por criaturas do mal e o jogador tem como tarefa construir um lugar novo a partir do zero. Note que não é necessário ter jogado o primeiro jogo, tendo sido feito um bom trabalho por parte da Konami para assegurar isso.

Depois de sair do seu castelo e explorar as áreas circundantes, o jogador pode expandir o seu território, ganhar dinheiro para comprar novos itens e edifícios, matar inimigos, e salvar as princesas, que estão presas em feixes de luz.

Não podem fazer tudo isso sozinhos Ao caminhar até aos moradores e chamando-os para o comando, podem convencer as tropas a andar corajosamente atrás de você, prontos para derrubar árvores, cavar buracos, atacar os bandidos, ou realizar qualquer outro trabalho que queiram fazer.

Nem todos os moradores podem fazer tudo, no entanto – precisam escolher lições os moradores, convertendo-os em lenhadores, guardas reais, construtores, etc. A classe de uma pessoa determina quais os trabalhos que podem fazer.

Os controlos são simples e facilmente se consegue dominar a maior parte do jogo. Carregando no quadrado o morador próximo  irá correr para a frente para participar em tudo o que precisa fazer. Pressionando o quadrado, todas as suas unidades vão correr para a frente. Pressionando o circulo, e todos eles voltam para o jogador. Bastante semelhante a Pikmin.

Progredir no jogo requer que o jogador explore todas as áreas possíveis. O jogador não tem nenhum controlo real em New Little King’s Story. Em vez disso, o jogador dá apenas um pequeno empurrão para que todas as coisas aconteçam como o jogador pretende de forma a construir o seu reino até atingir grandeza.

Há sempre muita coisa a acontecer, também. Batalhas contra “bosses” permitem ao jogador aceder a novas áreas em que podem construir oficinas novas e casas, enquanto as festas e as leis dão ao reino a sua própria personalidade especial.

Há uma abundância de novos elementos relativamente ao título anterior. Rankings online permitem batalhar contra amigos, enquanto uma loja boticário nova lhe concede a capacidade de misturar os itens com jogadores online e criar novos itens.

Há pouco a distinguir os dois jogos entre si, e se já jogaram o original vão sem dúvida ter uma sensação de deja vu. Não é um grande problema, mas cenários um pouco diferentes e mais novidades eram algo que gostaria de ter visto.

Esta semelhança significa que alguns bugs do primeiro jogo estão de volta. Tentar ter uma boa distribuição de classes no exército é complicado, e os métodos de triagem disponíveis não fazem o suficiente para ajudar.

Enquanto que o objectivo aberto de New Little King’s Story é algo que tenho que realçar pela positiva é ao mesmo tempo um aspecto que pode não agradar a todos, uma vez que por vezes é dificil saber o que deviamos estar a fazer acabando o jogador por perder tempo em tentativas.

Infelizmente o jogo sofre também com alguns problemas de optimização, com quebras na framerate quando há muitas unidades no ecrã.

Tudo junto os problemas não afetam de forma muito negativa New Little King’s Story, que continua a ser super divertido e recheado de conteúdo. Há sempre muito para fazer e é bastante gratificante ver o nosso reino a tomar forma e atingir o seu auge.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster