Análise Animal Crossing: New Leaf

Não sou nenhum perito em Animal Crossing. Lembro-me de ter jogado remotamente um ou dois dos jogos da série mas sem nunca ter jogado nenhum realmente a sério, ou pelo menos tão a sério como gostaria. Tal como nos jogos anteriores este começa com o jogador a chegar a uma nova cidade, da qual irá ser o presidente. Pelo que me lembro dos jogos anteriores este é o primeiro em que há realmente o objectivo, que é o de revitalizar a cidade. Tal como é habitual na série irão encontrar uma cidade recheada de coloridas personagens animais antropomórficos.

O inicio do jogo é ocupado a escolher o local da nossa habitação, a conhecer os habitantes mais importantes da cidade e acabar por fim tomar posse como novo presidente da câmara. Para atingir o objectivo de revitalizar a cidade irão ter muito que fazer  e maior parte do tempo irão passa-lo a fazer dinheiro, o que tal como no mundo real é bastante importante, até porque todas as construções importante requerem dinheiro, bastante dinheiro. Além disso existem ainda muitas coisas a acontecer que requerem pagamentos como dividas.

Tal como nos jogos anteriores o tempo em New Leaf é passado em tempo real, ou seja, algo que demore um dia a completar demora exactamente um dia real. Portanto se quiserem construir algo que demore um dia, o melhor é realmente voltar ao jogo no dia seguinte. Felizmente há muito mais para fazer na cidade que nos jogos anteriores que eram por vezes marcados por alguns períodos bastante monótonos.

Além de todos os aspectos políticos há muito para fazer em New Leaf. Podem ir à pesca, apanhar insectos,mergulhar , apanhar itens e ajudar em outras muitas coisas os habitantes da vossa cidade. Em termos de personagens existem ainda algumas novas e novas espécies, assim como novos tipos de fruta. Existe ainda alguns novos edifícios como por exemplo a nova loja de jardinagem, mas há ainda outros edificios que vêm substituir antigos conhecidos.

Tal com muitos jogos da Nintendo para a 3DS, Animal Crossing: New Leaf é um regalo para os olhos. As cores brilhantes e coloridas do cenário, juntamente com as personagens estilo cartoon fazem desta uma óptima experiência visualmente. O efeito 3D na 3DS ou funciona e dá uma nova dimensão de profundidade a um jogo ou simplesmente não funciona e prejudica o jogo quando está ligado. Felizmente New Leaf faz um óptimo uso das funcionalidade da consola. Alguns defeitos no design das personagens foram também corrigidos, especialmente na altura das personagens que agora correspondem ao tipo de animal.

Animal-Crossing-New-Leaf-Museum

Tal como o grafismo, a musica e restante som do jogo são óptimos  e dão um som de fundo relaxante ao jogo que combina perfeitamente com a atmosfera de Animal Crossing. Os jogadores podem recolher musicas de K.K Slider para tocar nas suas casas, assim como capas dos álbuns para as paredes da casa. Há uma grande atenção ao pormenor e tudo no mundo tem som nem que seja algo bastante suave e discreto.

Mesmo sem ter jogado nenhum jogo da série numa consola caseira, facilmente vejo que este é um jogo perfeito para um portátil. Não só porque como o tempo do jogo é real, levar a nossa cidade connosco é óptimo e permite-nos ir fazendo as pequenas coisas que New Leaf nos permite, mas também porque a interacção entre jogadores é uma grande parte de New Leaf. Tanto localmente como online, os jogadores podem visitar as cidades uns dos outros. Se não quiserem visitar os vossos amigos para lhes roubar maças e causas problemas, existe agora a possibilidade de os visitar em modo sonho o que impede esses problemas.

20130506060730

Se passarem por outros jogadores de New Leaf podem ficar descansados pois graças ao StreetPass irão recolher dados sobre eles, o que vos permite por exemplo adquirir alguma da sua mobília. Além disso os vossos design de roupa pode ser gravado como um código QR que pode ser usado pelos vossos amigos e assim partilhar as roupas que criarem.

Animal Crossing: New Leaf não é um jogo para jogar intensivamente durante alguns dias e colocar de parte. É um jogo para jogar um pouco todos os dias durante um bocado. Isto é verdade para todos os Animal Crossing, mas mais para os anteriores pois em New Leaf existe sempre algo para fazer, mas não altera completamente essa ideia. Os nossos poderes como presidente podem ser ainda um pouco limitados mas este é um dos jogos mais inovadores da série e os fãs não irão ficar de todo desiludidos. A customização está melhor do que nunca e agora poderão até alterar o aspecto exterior da casa. Se tiverem alguém com quem partilhar a experiencia New Leaf torna-se ainda melhor e graças ao novo modo sonho nunca se irão sentir mal pelo que fizerem aos vossos vizinhos.

9/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster