Antevisão: Gnomoria

Já por aqui analisámos um jogo em que os anões eram o povo principal, A Game of Dwarves, que apesar de não ser um mau jogo, não nos convenceu realmente. Gnomoria não tem assim tantas semelhanças com A Game of Dwarves além do tema anões que aqui nem são anões mas gnomos, o que é praticamente igual para todos os efeitos. Gnomoria proporciona maior liberdade.

É um jogo com muitas semelhanças com Dwarf Fortress, um sandbox em que o nosso único objectivo é construir as nossas cidades. Aqui os nossos gnomos ocupam-se de recolher recursos e construir itens para que nós consigamos criar uma grande civilização.É um jogo com um aspecto bastante retro, tanto na musica que relembra bastante a geração 8bit e o grafismo ajuda a manter a mesma imagem.

ss_03b5fb2c8bd243f18792b9364123a3422f5de66e.1920x1080

Convém relembrar que esta é uma antevisão e não uma análise. Gnomoria encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, mas podem comprá-lo pela Steam no programa de Early Access. O menu principal actualmente é apenas um fundo negro que nos deixa começar um novo jogar ou carregar uma partida já existente. Existem ainda algumas opções que podem alterar mas tudo bastante limitado ainda. Não sei até que ponto tudo isto irá evoluir mas por agora não é encorajador a apresentação inicial. Ao iniciar um novo jogo irão poder escolher o nome do vosso reino, o seu tamanho, localização e entre o modo normal ou modo pacifico.

O modo pacifico é indicado especialmente para os jogadores sem qualquer experiência no género ou simplesmente não esteja na disposição de se preocupar com muitos problemas que o modo normal traz. Neste tipo de jogos a interface é um dos elementos mais importantes.

ARTICLE-GnomoriaInline3

Se fazer algo simples for demasiado complicado, então muitos nem sequer se dão ao trabalho de investir algum tempo no jogo e põe-no logo de lado. Felizmente a interface de Gnomoria é relativamente simples e está bem organizada. A primeira linha de botões irá ajudar-nos a gerir o nosso império, e a inferior irá tratar da interacção com o ambiente.

Podem também designar profissões aos vários habitantes da vossa população. Há uma lista de profissões padrão que serve perfeitamente para todos os jogadores, no entanto é possível especializar ainda mais alguns dos aldeões. Tal como as profissões, o sistema de crafting é também bastante simples. Basta ir até à opção no menu e dizer que itens os aldeões devem usar.

Assim que o jogo estiver mais perto do lançamento iremos olhar novamente para Gnomoria e chegar a uma conclusão melhor. Gnomoria mostra bastantes promessas e parece ser intuitivo o suficiente para não afastar grande parte do seu publico. A interface é o ponto crucial e os seus criadores estão no bom caminho para a tornar acessível e o resto do jogo é tradicional o suficiente para agarrar os veteranos do género ao mesmo tempo que adiciona um ponto de ar fresco aqui e ali.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster