Antevisão Xenonauts

Xenonauts tem bastante inspiração nos títulos X-Com, não no jogo da Firaxis, X-Com: Enemy Unknown, mas sim nos primeiros títulos. Enemy Unknown foi bastante bem recebido pela critica, no entanto os fãs mais dedicados da série não ficaram agradados com as mudanças. Felizmente para estes, o estúdio Goldhawk decidiu criar Xenonauts, aquele que pode ser o derradeiro remake de X-Com.

Pode ser porque ainda não é. O jogo ainda está em Early Access na Steam e ainda se notam algumas falhas. Falta por vezes alguma arte e ainda é bastante inconsistente em termos de equilíbrio, mas está sem duvida no bom caminho. Esta semelhança com os originais X-Com não ajuda muito os jogadores que nunca jogaram um jogo do género. Quem pegar pela primeira vez em Xenonauts sem ter jogado nenhum dos X-Com irá sentir-se completamente perdido.

Mesmo com ajuda do manual que existe actualmente é bastante difícil perceber os aspectos mais básicos de Xenonauts. Pequenos pormenores com curar soldados ou recolher itens nem sequer são abordados. Na versão final irão existir tutoriais no jogo o que pode realmente resolver este problema mas é preciso que sejam bem pensados e não demasiado longos e aborrecidos. Felizmente comparado com os originais X-Com, Xenonauts é bem mais intuitivo.

A direcção artística é óptima, bastante detalhada e os cenários são recheados de pormenor. Existem zonas de queda de OVNIs que dão realmente detalhes interessantes aos cenários e tornam a exploração mais interessante. As animações das personagens são bastante fluídas e graças ao grafismo 2D têm um detalhe que seria bastante difícil conseguir com modelos 3D.

xenonauts

Xenonauts é realmente muito similar a X-Com, até as explosões são semelhantes, os aliens, as missões, tudo é semelhante e o bom grafismo traz a série de novo para os fãs que esperavam um jogo mais tradicional à série, simplesmente com um novo diferente. Graficamente ainda pode ser melhorado, podem adicionar mais pormenor ainda, mas como está já tem um aspecto fantástico.

Xenonauts ainda se encontra longe de uma versão final mas está no bom caminho e como tem sido prática habitual aqui no ComboCaster não vamos julgar nem para bem como para mal aquilo que podemos jogar actualmente, no entanto temos que realçar que Xenonauts está no bom caminho para se tornar um bom X-Com. Fica no entanto a questão, será que um jogo nos mesmos moldes do original X-Com funciona e terá sucesso no mercado actual? Ou ficará Xenonauts reservado ao sucesso limitado que muitos outros regressos ao passado tiveram?

 

bao_13

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster