Análise Harvest Moon

A versão original do SNES Harvest Moon tem muito mais elementos dos jogos actuais da série do que seria de esperar e continua, ainda hoje, a ser um dos melhores desta. O inicio era já na altura muito semelhante ao dos jogos seguintes. O jogador herdou a fazenda da família e cabe-lhe a ele fazer com que esta volte à sua antiga glória. Começando com nada além de uma mancha sombria de lama, algumas cercas e construções abandonadas , o jogador tem que se esforçar para reconstruir.

Harvest Moon é um jogo sobre trabalho duro, pelo menos no inicio onde o jogador  deve limpar todo o lixo e ervas daninhas que se acumularam na sua terra , em seguida, plantar algumas sementes e esperar pelo melhor. Tal como na realidade, nada cresce sozinho e é preciso que o jogador regue. Com os lucros da colheita podem comprar mais sementes para cultivar áreas cada vez maiores e depois talvez investir em gado, mas devem também guardar algum caso aconteça algo inesperado.

Um dos problemas da série começou também aqui. Tudo demora uma eternidade em Harvest Moon. Desde as primeiras plantações até termos uma fazenda considerável podem passar-se meses. Mas esse tempo não custa a passar, pois Harvest Moon tem um charme difícil de explicar.  Embora a agricultura torna -se a maior parte do Harvest Moon , há um par de outras áreas para explorar. A versão SNES possuía já uma cidade de tamanho razoável para investigar com muitos habitantes para conhecer. Aqui o jogador pode comprar equipamentos essenciais , sementes e alimentos.

O jogador também pode conhecer os locais para frequentar como a igreja , o bar e participar em eventos que surgem em dias especiais , desde o festival das flores às celebrações do Ano Novo . Como se de um The Sims se trata-se é também possível conquistar as senhoras da cidade e se tiverem sorte uma delas irá gostar do jogador e acabar por casar com ele, com filho a serem também uma possibilidade. Sendo este apenas o relançamento de um jogo antigo não há muito mais para dizer do que aquilo que já foi dito à anos. Graças às funcionalidade da consola virtual, basicamente um emulador, é possível gravar a qualquer altura. No entanto em Harvest Moon isso não é realmente muito relevante uma vez que o sistema de save já era bastante funcional no lançamento original.

snes9x-x64-2013-04-29-15-48-25-93

Comparado com os restantes jogos da série, o Harvest Moon original ainda se encontra entre os melhores. Apresentava já muitos dos elementos que viriam a caracterizar a série e a verdade é que excepto a versão 3DS, poucas foram as alterações à serie. É um jogo simples e relaxante e o original é dos jogos da série que melhor consegue transmitir esses sentimentos.

8/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster