Análise AVGN Adventures

Por esta altura quem é que não conhece James, o grande Angry Video Game Nerd e celebridade na internet. Depois de falar dos piores jogos de todos os tempos certamente não iria ser a personagem principal de um e assim acontece. AVGN Adventures é um divertido e desafiante jogo 2D de plataformas que relembra grande parte dos jogos que o real AVGN fala nos seus episódios. Com secções desafiantes que nos fazem a nós verdadeiros Angry Video Game Nerds, com a personagem de James a mandar uma das suas ofensivas piadas sempre que morremos, AVGN Adventures é um verdadeiro tributo à era dos 8 e 16 bits.

A história de AVGN Adventures é simples. O Nerd e amigos passam uma noite a jogar na cave e depois de começarem a jogar um jogo horrível chamado Game Land, o grupo é enviado para um mundo onde têm que passar uma série de níveis quase impossíveis. Game Land é composto por um nível de introdução, oito níveis principais e um nível com um boss final. Cada nível é baseado num determinado jogo clássico do final dos anos 80 e início dos anos 90. Quem viveu nessa época irá sentir uma grande quantidade de nostalgia com níveis a lembrar jogos como Super Mario Bros. e Castlevania. Os níveis são curtos, mas o jogo compensa essa deficiência com sua dificuldade intensa.

O jogador é fornecido com 30 vidas por nível. Cada vida contém uma barra de saúde , cada uma composta de três garrafas de cerveja . À medida que o jogador explora cada nível , pela primeira vez , as vidas irão desaparecer dentro de segundos. Com o tempo irão sobreviver mais facilmente e poderão depois explorar cada um para descobrir mais personagens. O Nerd também pode ganhar habilidades especiais. Essas actualizações incluem o Glitch Goblin ou o Super Scope.

Todos os pormenores relembram episódios e elementos recorrentes da série e todos são bem utilizados. O esquema de controle é óptimo mas qualquer erro de cálculo que o jogador faz resultará normalmente na perda de uma vida. Durante o jogo, o pior inimigo do jogador é a sua concentração , técnica e paciência. Apesar da dificuldade, nunca sentimos que o jogo é realmente injusto, pois depois de aprendermos as regras básicas, sempre que perdermos a culpa é realmente nossa e das nossas faltas de atenção e concentração.

AVGN-Adventures-690x388

Os cenários e inimigos são bastante diversificados. Como já referi cada um dos níveis tem um tema que busca inspiração num determinado jogo e isso tanto se nota nos cenários como nos próprios inimigos do jogo. Cada um dos níveis pode ser completado na ordem que quiserem, excepto o primeiro e o ultimo. É um esquema pouco utilizado mas que funciona bem aqui. Uma vez que AVGN Adventures é bastante difícil, o facto de podermos simplesmente tentar outro nível, ganhar um pouco de treino e voltar depois beneficia bastante este jogo.

A banda sonora é fenomenal. É optimista, cativante e viciante, lembrando muito o tipo de jogos que vemos normalmente nos episódios do AVGN. AVGN Adventures é um jogo com muito a oferecer que pode e deve ser jogado bem mais de uma vez. Muitos outros jogos tentaram ser um tributo à era de 8/16 bits, mas AVGN Adventures consegue fazê-lo muito melhor que os restantes. Se costumam ler as minhas análises, sabem que nem sempre concordo com regressos ao passado sem inovação, mas neste caso não me posso realmente queixar.

AVGN1

Como fã do Nerd adorei as referencias e há uma recompensa para quem explorar os níveis com novas personagens a serem desbloqueadas, como Mike, o companheiro habitual do James em episódios do Nerd e outras séries da Cinemassacre. Se não conhecerem a personagem, não existem tantas razões para jogarem AVGN Adventures, mas mesmo assim, este continua a ser um jogo divertido e desafiante.

8.5/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster