Análise Survivor Squad

Survivor Squad usa os tradicionais elementos de um survival horror numa perspectiva diferente e com bastantes elementos de estratégia à mistura. O jogador começa num hospital, onde acorda para um mundo pós-apocalíptico. Sem qualquer conhecimento sobre o que se passa ou as razões da destruição mundo ele vai partir à descoberta de outros sobreviventes. Os primeiros que encontra informam-o que os mortos levantaram-se e assombram as cidades. Sabemos também que há a possibilidade de uma cura e portanto temos um objectivo.

Até aqui não há nada de novo além da perspectiva top-down, pois tanto a história como ambiente já foram explorados até à exaustão. Mas apesar das limitações gráficas que notamos logo, conseguimos ver o potencial de Survivor Squad. Este é talvez o mesmo que o de How to Survive, mas Suvivor Squad não promete demais. Aqui temos que cumprir missões, reunir armamento e encontrar o cientista que está a desenvolver a cura.

Nós jogamos como uma equipa de sobreviventes, mais especificamente, quatro sobreviventes, pois esse é o máximo que podemos ter. Estes vão ganhando experiência, mas não há grandes efeitos práticos da evolução das personagens. Portanto não se trata de subir de nível até se tornar fácil avançar como em How to Survive. A história pode não o seu forte, mas pelo menos a experiência é razoável, com o jogador a procurar pistas e a recolher novos itens e armamento que nos permita avançar no jogo.

No que toca à jogabilidade é quase impossível ser mais simples. O rato é utilizado para mover as personagens e atacar. Como apenas temos acesso a quatro unidades, os números de um a quatro estão reservados para aceder às várias unidades. A interface permite-nos equipar itens em cada uma destas unidades, sendo que o numero de itens que podemos equipar é limitado pela mochila que estas têm equipada. Podemos facilmente seleccionar todas as unidades arrastando o rato sobre todas elas, ou carregar num dos números para controlar apenas uma.

ss_cb6dde1aebdecaf20d72e0983ae5b2be93629642.1920x1080

Infelizmente a jogabilidade simples faz com que o jogo perca alguma da profundidade que poderia ter em termos tácticos, acabando por jogador pouco ter que fazer além de gerir a equipa, sendo o combate quase automático. Este é sem duvida a maior desilusão de Survivor Squad, pois as bases para um bom jogo de estratégia estavam lançadas mas perdem-se na execução. E isto faz com que Survivor Squad acabe por ser uma pequena curiosidade que podemos jogar de vez em quando se tivermos alguns trocos para gastar, mas que não deixa grandes memórias.

Portanto, se procuram um jogo de zombies, gostam de alguns elementos tácticos mas nada de muito complexo e não têm problemas com gráficos limitados, Survivor Squad pode ser para vocês. Mas se esperam algo que vos faça puxar pela cabeça então este não consegue realmente fazer isso. No fundo gostei do tempo que passei com Survivor Squad, mas as falhas estão lá e são óbvias a todos os que pegarem neste jogo durante alguns minutos.

6.5/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster