Análise: Castellan

À excepção das regras as duas são exactamente iguais e apenas devem ser adquiridas caso queiram jogar com três ou quatro jogadores. O jogo em si é bastante simples e demora pouco tempo. Também não dá grande trabalho a montar, demorando mais a desmontar até. Em Castellan temos que construir uma fortaleza. Para tal temos três tipos de peças, keepers e cartas. As cartas permitem-nos colocar as peças. Existem dois tipos de cartas, cartas de muro e cartas de torre.

Castellan

Ambos tipos têm peças dos dois tipos, mas são mais ricas num dos tipo. As cartas de torre por exemplo têm também peças de muro, mas têm um maior numero de torres. O primeiro jogador é escolhido aleatóriamente e cada um começa com duas cartas de cada, com mais uma a ser recolhida no final de cada turno. Todos os turnos o jogador tem que obrigatóriamente jogar uma carta, mas não existe máximo. Algumas cartas deixam-nos ir buscar mais uma carta, portanto facilmente podemos jogar 4 ou 5 cartas num dos turnos, mas dificilmente conseguiremos faze-lo mais de uma vez por jogo. O jogo acaba quando um dos jogadores acabar as cartas, havendo um turno final para os jogadores seguintes usarem as suas cartas.

Em termos de justiça é um jogo bastante justo onde a sorte pouco importa, apesar de também não ser muito profundo em termos estratégicos. O objectivo é criar espaços rodeados por torres e muros. Sempre que um jogador fecha um destes espaços pode colocar um Keeper. Estas peças sao as que realmente pontuam. Cada Keeper pontua dependendo do numero de torres que o rodeia. Dado que este é um jogo com bastante fairplay, as proprias regras dizem que se um jogador se esquecer de colocar um Keeper os outros devem relembra-lo. É realmente um jogo descontraido sem grandes doses de frustracao, mesmo quando se perder.

pic1880838_lg

O mais interessante em Castellan e talvez a melhor jogada que se pode fazer, é quando se cria uma área com bastantes torres e se consegue depois dividi-la. Isto faz com qur o Keeper que já lá existe fique um duplo e se possa colocar mais um Keeper na zona nova. Esta é a melhor jogada e a que todos vão tentar fazer. Os outros jogadores não podem dividir uma área controlada por nós, pois isso iria criar uma torre de Keepers de duas torres. Não há muito mais de relevante para falar das mecanicas de jogo de Castellan. A dificuldade principal é o facto de se tentar prever o que o adversário vai fazer e calcular a proxima jogada. Isto é mais difícil com mais jogadores e com quatro quase impossível.

Quando o jogo finalmente volta às nossas mãos já o tabuleiro está tão alterado que temos de repensar toda a jogada que tínhamos formulado na nossa mente. A qualidade dos materiais é decente, as peças encaixam facilmente, salvo raras excepções em que temos que fazer alguma força. As cartas são também resistentes e irão aguentar bastante uso. A caixa consegue acomodar todas as peças sem problemas e tem uma boa dimensão que não ocupa muito espaço. O unico problema neste aspecto acaba por vir quando se tem as duas caixas diferentes e se faz um jogo com mais de dois jogadores. Quando o jogo acaba e temos que desmontar tudo é difícil voltar a dividir as duas caixas de forma igual.

pic1875891_lg

Isto faz com que no jogo seguinte possam ter que abrir as duas caixas na mesma mesmo que joguem um jogo de um para um. Isto seria resolvido se o tom de cinzento fosse um pouco diferente nas duas versões. Mas isto é uma pequena queixa num jogo que até gostei bastante. Não é tão complexo como eu gostaria que fosse mas por outro isso permitiu-me aproveita-lo com pessoas que de outra forma não estariam interessadas a jogar, e parte do fascínio do TableTop é o convívio, portanto se na vossa colecção tiverem alguns jogos que os pais e avós possam jogar sem ser o Monopólio, não vejo qualquer ponto negativo nisso.

Até porque, mesmo sem grande complexidade é ainda possível fazer algumas jogadas interessantes que nos enchem de orgulho quando resultam numa enorme quantidade de pontos, ao mesmo tempo que sem perceber muito como, o vosso primo do outro lado da mesa vai fazendo alguns pontos apenas colocando peças sem pensar muito. Ser bom ou mau em Castellan não muda muito a diversao que se tem no jogo. Mesmo com quatro jogadores estamos a fazer algo todos os minutos e isso manter novatos e veteranos ocupados.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster