Análise: Razer Ornata Chroma

Quando vamos à procura de um bom teclado mecânico com layout em português não existe assim tanta escolha como seria de esperar, mas mesmo que a oferta fosse a mesma que a oferta fosse a mesma que a dos jogadores do resto do mundo o novo Ornata conseguia ser uma das melhores propostas da Razer e do mercado. Isto se o Razer Ornata fosse um teclado mecânico, o que não é. Apesar de a Razer nos dizer que é um híbrido, a realidade é que o Ornata é um teclado de membrana com um clique, apenas o clique, mecânico.

Com uma qualidade de construção bastante robusta, uma grande atenção aos detalhes é um design sólido, adulto e menos exagerado do que muitas propostas do mercado, o Razer Ornata Chroma é dos melhores teclados não mecânicos que já tive oportunidade de experimentar. A resposta do clique é bastante satisfatória sem ser exagerada e acordar toda a gente a meio da noite.

Se são um pouco como eu e estão fartos de os periféricos gaming serem um pouco folclóricos demais, este é o melhor teclado que podem encontrar. O design simplista que se baseia no simples teclado com teclas pode não impressionar num primeiro olhar mas quando se junta o apoio para a mão fica perfeito. O apoio não é fixo e pode ser colocado e removido se por exemplo o espaço não permitir que esteja colocado. Este apoio apesar de removível não é de encaixe, é fixo com um íman que o mantém na posição mas que não impede que por vezes ele se mexa um pouco.

Como qualquer Chroma, o teclado possui uma série de opções que iluminação é maior parte delas são também espetaculares. O problema aqui acaba por ser o mesmo de todo o material da Razer atualmente, termos que utilizar o software deles. No caso de um teclado não há muita razão para pelo menos as opções de iluminação não poderem ser alteradas com um atalho no próprio teclado depois das drivers terem sido instaladas.

Com problemas pouco substanciais é uma utilização e design excelentes este é muito provavelmente dos melhores teclados com layout português que podemos encontrar no mercado. Caso já possuam outros periféricos da Razer o Ornata Chroma integrasse com esse caso seja possível criando efeitos que começam no teclado e acabam no rato por exemplo. As opções Chroma apenas aumentam o valor numa tornando o teclado demasiado folclórico o que é óptimo. Infelizmente o preço é o de um teclado mecânico e apesar de estar perto, este não é um teclado mecânico e conseguimos comprovar isso com um clique gentil a ser registado sem que a tecla faça o som de clique, algo que num teclado mecânico nunca iria funcionar. Mas tirando isso, esta é uma proposta excelente que irá ter uma performance tão boa ou melhor do que alguns teclados mecânicos do mercado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster