Análise: Ys Origin

Ys Origin não é um jogo recente mas isso não significa que o jogo seja menos emocionante. Este RPG de acção japonês de 2006 chega à Vita apenas agora mas se há algo que qualquer consola precisa é de bons jogos, sejam eles recentes ou não. Ao contrário de outros jogos de Ys, há dois personagens jogáveis ​​para escolher no início. Os jogadores conseguem escolher entre Yunica e Hugo, que oferecem diferentes jogabilidades. Yunica Tovah é uma jovem e filha de um famoso cavaleiro de Ys. Ela começa com um grande machado para combate corpo a corpo. O outro personagem é Hugo Fato, um mago com uma varinha e duas órbitas chamadas Olhos de Fato. Os orbes seguem-no e atuam como armas adicionais. Hugo traz um estilo de jogo diferente ao jogo, pois a sua magia permite que ele seja um atacante à distância. Um terceiro personagem também está disponível depois de acabarem o jogo uma vez, um guerreiro que oferece um estilo de jogo ainda mais rápido, embora mais perigoso do que os outros dois. A variedade que estas diferentes personagens oferecem torna a repetição do jogo em diferentes modos de dificuldade mais interessante, pois cada um traz uma sensação única à mesa.

A maior força dos jogos Ys tende a ser seus sistemas de combate rápido, e Origin não decepciona neste aspecto. Os jogadores lutam contra inimigos usando não apenas ataques físicos padrão, mas também habilidades de vento, trovões e fogo, cada uma com base no personagem. Os jogadores ganham impulsos permanentes para essas habilidades através de gemas encontradas nos baús. À medida que os inimigos são derrotados, eles vão retirar dinheiro, bem como frascos que concedem bónus temporários, ainda que empilháveis, para estatísticas como força e defesa. O dinheiro não é usado para realmente adquirir novos equipamentos, mas é usado para comprar bênçãos que podem melhorar o equipamento ou melhorar habilidades diferentes, como a velocidade. Em vez de substituir constantemente as armas, os jogadores podem usar o minério para actualizar a sua arma principal. Todas essas características criam um sistema muito simplificado e funciona de forma extremamente eficiente, ajudando a manter o ritmo do jogo avançando rapidamente.

Todo o jogo passa-se dentro de uma torre gigante, que deveria ser familiar para veteranos de Ys ​​I & II. Durante as poucas vezes, os jogadores precisam viajar de volta para outro andar, um cristal pode ser usado para ir instantaneamente para qualquer estatueta de salvaguarda visitada anteriormente. A torre é composta por vinte e cinco andares divididos em cerca de meia dúzia de zonas diferentes com um ponto de salvamento disponível a cada poucos andares. Nessas zonas exclusivas, os jogadores resolverão enigmas e encontrarão itens para desbloquear novas habilidades e habilidades para avançar ainda mais. Cada uma dessas diferentes áreas é bastante autónoma e geralmente encerra com uma batalha contra um boss seguida de um pedaço de história. Na moda típica dos Ys, as lutas contra bosses são um dos destaques do jogo. Essas batalhas desafiadoras vão testar o peso do jogador na busca de um padrão ao saltar, esquivar e atacar. Enquanto fora do chefe lutas os jogadores podem curar mantendo-se parado ou usando itens, durante o combate não há meios de cura, então os jogadores terão que confiar na habilidade para evitar a morte. Se o jogador morrer, reiniciar a batalha é rápido. Mesmo em níveis de dificuldade mais baixos, essas lutas podem ser desafiadoras para aqueles que não têm paciência.

Quanto à história, começa com no santuário flutuante de Salomão, com duas deusas de Ys ​​a desapareceram e um grupo de busca é enviado para encontrá-los. Depois disso as coisas diferem, dependendo da personagem que o jogador seleciona, embora, independentemente da seleção, os jogadores sejam confrontados com muitas das mesmas lutas. A história do jogo pode ser breve, mas faz um trabalho fantástico a criar tensão, dando aos jogadores uma razão para ir mais longe.

Ys Origin tem alguns anos, e, como tal, gráficamente não é muito forte. Isso não quer dizer que o jogo pareça muito datado, porque os personagens, inimigos e ambientes continuam óptimos, mas simplesmente faltam os níveis de detalhe encontrado em jogos mais atuais. A arte continua boa e a banda sonora não perdeu qualidade com a idade e mesmo a jogabilidade continua tão actual quanto qualquer jogo lançado este ano. Se são fãs da série e têm uma Vita é um jogo imperdível, mesmo que já tenham jogado antes.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster