Análise: X-Morph Defense

Raramente os jogos indie impressionam pela sua qualidade geral. Normalmente é a inovação que os torna memoráveis, seja pela pequena ideia genial, pequenas mecânicos originais ou premissa única, mas X-Morph Defense é surpreendentemente bom, especialmente considerando seu nome parvo. Desde o primeiro momento em que o núcleo alienígena aterra, destruindo edifícios num raio amplo que limpa uma zona inteira, podemos dizer que esta é uma experiência única.

X-Morph Defense tem uma história simples. O jogador controla uma raça alienígena pronta para dominar a Terra e assimilar todos os seus recursos e faz isso pousando fragmentos alienígenas para terraformar a Terra ao redor dela enquanto monta uma rede que permite ao jogador mais acesso ao núcleo do planeta para manipulá-lo em busca de energia. Esses fragmentos  transformam-se em núcleos enérgicos e protegidos que precisam de ser defendidos por tempo suficiente para obter acesso à rede. Quando se inicia uma missão, um  conselheiro alienígena amigável prevê os caminhos de assalto dos humanos que tentam destruir o seu núcleo antes que ele possa ser estabelecido. Isso permite ao jogador criar defesas para destruir tanques e colunas de tropas . Quando o jogador coloca as torres pode vinculá-las com uma cerca de laser que permite alterar os caminhos de assalto dos inimigos com alta precisão. O jogador também controla um lutador alienígena com um arsenal inteiro à sua disposição que se pode mover pelo campo de batalha com uma agilidade que nenhuma unidade humana consegue rivalizar.

Para a parte de Tower Defense deX-Morph Defense, temos de coletar recursos na forma de sucata deixada por inimigos caídos ou ao derrotar uma onda de inimigos. Quando se coleta o recurso, uma barra expande-se permanentemente, permitindo mais usos das torres. Os materiais ilimitados e podem ser vendidos e destruídos infinitamente, e isso não custa nada pois apenas usa um pouco da barra de recursos, mas essa barra é instantaneamente reembolsada. Dessa forma, o jogador pode reconstruir instantaneamente uma torre que explode e não precisa se preocupar em ter cuidado com os recursos. Não apenas podemos reorganizar o caminho dos inimigos construindo cercas de laser para bloqueá-los, mas também se pode explodir pontes e arranha-céus. Colocando bombas nos lugares certos, podemos destruir um prédio e deixá-lo cair no caminho. Podemos até fazer isso no meio de uma onda inimiga, bem em cima de uma linha de tanques, que será imediatamente eliminada.

Quando tudo o resto falhar, ainda há uma coisa com a qual o jogador pode contar: o lutador. O lutador controla-se como um arcade shooter com lasers e mísseis inimigos voando pelo ecrã. O arsenal é expansivo, crescendo em cada missão. No começo, tudo o que conseguimos são as clássicas armas plasma, uma rápida enxurrada de balas e pouco mais Mais tarde conseguimos obter raios laser precisos para lutar contra armaduras pesadas e todo o array de inimigos avançados. A barra de saúde é bastante limitada, mas graças a habilidades como ghost permite-nos chegar aos locais que realmente precisam da nossa ajuda e fazer toda a diferença.

X-Morph Defense é um jogo relativamente pequeno, mas realmente bom. É um jogo que sabe exatamente o que quer ser e que apesar de não ser tão inovador como muitos jogos indie, compensa isso com uma qualidade e polimento muito acima da média.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster