Análise: Numantia

O Império Romano é talvez o império mais utilizado como inspiração para filmes e jogos. Apenas uma república antes de se tornar um império e com uma boa dose de erros militares os romanos tiveram ao todo um saldo bastante positivo em termos de vitórias militares, acabando por sucumbir devido à sua imensidão. O cerco de Numância foi uma vitória militar atingida com esforço, Numantia o jogo por outro lado é uma experiência pouco interessante e recheada de problemas técnicos.

Depois dos romanos derrotarem Cartago na Segunda Guerra Púnica eles estabeleceram-se na Península Ibérica, havendo vários vestígios da sua presença em Espanha e Portugal. Infelizmente para os romados, a nossa península habitada maioritariamente por um povo celta não gostava disso de ser conquistado e pela liberdade lutavam até à morte. O jogo começa com a Segunda Guerra Celtibérica, quando os romanos acusaram a cidade de Segeda de construir muros em violação do seu tratado, fazendo com que Roma enviasse mais de 30 mil soldados sob o comando de Quintus Fabius Nobilitor o que fez o povo fugir para Numância.

O jogador pode escolher jogar como o povo local ou com os romanos. Cada campanha tem figuras históricas reais que tomam as decisões mais estratégicas e soldados inventados para lidar com as coisas de mais baixo nível. As campanhas são separadas em capítulos que são apenas uma série linear de eventos. O mapa da campanha é separado em nós, marcando as povoações, mas o jogador não interage com isso de qualquer forma além de disparar eventos. Cada facção tem uma base principal que tem o seu próprio mapa separado em nós onde podemos contratar e lançar tropas, equipar itens, trocar recursos e lidar com eventos.

Quando a batalha chegar o jogador tem de escolher as tropas que levará, até o limite do cenário. As tropas são separadas em tipos, heróis, corpo a corpo, cavalaria e especial. O jogador pode criar qualquer configuração destas desde que tenha slots suficientes. As estatísticas das unidades são simples, contando apenas com resistência, número de soldados na unidade, moral, ataque corpo a corpo, ataque à distância, iniciativa, amplitude de movimento e  alguns poderes .No campo de batalha, as unidades movem-se de acordo com sua iniciativa, do mais alto ao mais baixo. As unidades podem mover-se e atacar, mas não vice-versa, e podem gastar a moral para se mover um hex adicional.

Numantia não é um jogo  fácil de perceber muito claramente . O tutorial existe mas é isso em termos de informações que se recebe. Eu nunca soube por que uma unidade causou mais danos do que outras ou como o moral impactou as coisas por exemplo. Fora de alguns efeitos de partículas que possuem alguns poderes não há grande feedback e demorou bastante até perceber que as ondas na zona onde uma unidade foi morta simbolizavam os efeitos de moral das unidades vizinhas. O moral é uma estatística de valor duvidoso e não funciona como seria de esperar num jogo tão recente. As unidades não entram em pânico, não se retiram ou fogem. Cada batalha é uma batalha até a morte do último soldado adversário.

No jogo, parece que quase todas as unidades romanas são inferiores aos locais com o combate corpo a corpo quase sempre a favorecer os locais, e as suas unidades de ataque à distancia atacam quase sempre vão antes das romanas. Mesmo um único ataque numa unidade inimiga que mata um soldado ou dois diminui a sua eficácia. As unidades são frágeis no jogo, e nem mesmo os grandes escudos podem ajudar contra dardos. Assim, uma força romana provavelmente começará a batalha já atacada, já que o inimigo terá tempo de atacar primeiro com as duas unidades de ataque e atacá-la em combate corpo a corpo. Apenas heróis e unidades especiais como máquinas de guerra ou elefantes são imunes a isso. Os elefantes têm dois animais numa unidade e continuarão a trabalhar até que um deles morra. Aliás, a cavalaria armada com dardo é a sua melhor aposta, já que eles se movem mais longe do que os elefantes, enquanto ainda são capazes de atirar paus.

As batalhas são terríveis e tristes e os restantes aspectos do jogo não são muito melhores. ou. Os retratos das personagens que aparecem nos eventos são feios, e os desenhos usados ​​para cenas não são muito bons também. Os gráficos 3D não seriam tão maus se não fossem tão planos e sem vida  e o combate não parecia tão monótono. Quando duas unidades em hexágonos vizinhos lutam, elas correm para a borda hexadecimal, dão uma pancada uma na outra e alguns soldados caem no chão se as unidades sofrerem dano suficiente. Conhecendo a concorrência que existe no género é muito difícil recomendar Numantia.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster