Análise: Megaquarium

Tal como em muitos jogos de gestão os estudiso têm colocado os jogadores a gerirem coisas bastante estranhas, os criadores de Megaquarium agora entenderam que o jogador deveria agora gerir um aquario.

Desenvolvido pela Twice Circled, que anteriormente nos deu Big Pharma, onde o jogador geria um grupo farmaceutico, agora eles voltam-se para o mundo dos aquários, dando ao jogador a tarefa de construir e gerir uma série de aquarios e alguns objectivos para ir cumprindo ao longo do jogo.

O jogo facilita-nos coisas à medida que o jogador começa por construir tanques simples e os vai enchendo de espécies básicas que estão inicialmente disponíveis. A partir daqui, a dificuldade sobe lentamente a cada novo nível, trazendo consigo uma maior expectativa dos convidados que deixam de aceitar ver os filtros e outros itens técnicos que temos de começar de esconder atrás dos itens decorativos.

Megaquarium é um jogo colorido e o pequeno espaço que temos rapidamente fica cheio e temos de empurrar as paredes para criar mais espaço para tanques e recursos para manter sua convidados felizes. A felicidade dos convidados é o que financia os pontos de investigação que nos irão permitir obter novas espécies por exemplo e esta felicidade torna-se mais difícil de obter com o decorrer do jogo, sendo necessários constantes ajustes para manter o equilíbrio, já que é claro que não são apenas os hóspedes que precisam ser mantidos felizes, mas também as exposições que têm de ser mantidas. Os tanques têm que ser devidamente filtrados e aquecidos o suficiente.

A parte mais surpreendente do jogo é que resolver os problemas de um aquário é realmente divertido e ver o nosso humilde aquário evoluir para uma próspera colecção é um processo bastante viciante. Mesmo quando existem elementos complicados como bombas ou como colocar portas o jogo raramente é frustrante ou lento.

Para alguns jogadores mais aventureiros, as opções disponíveis podem parecer um pouco básicas, mesmo que o jogo ofereça uma enorme variedade de tanques e muitas opções estéticas, o que deve possibilitar a construção do aquário de sonho de cada jogador. O resultado final é uma experiência leve mas gratificante e sobretudo diferente com uma temática um pouco estranha mas que faz todo o sentido assim que se começa a jogar Megaquarium. Obviamente que não irá agradar a todos e mesmo os fãs do género poderão achar as mecânicas do jogo um pouco básicas, mas quem procura uma sessão de jogo relaxada tem aqui algo que corresponde.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster