Análise: Razer Seiren Mini

O Razer Seiren é algo que nos habituámos a ver em muitos streamers. O microsoft da Razer é um dos melhores do mercado com uma vertente muito focada neste mercado gaming, o Seiren normal é um microfone que mistura boa qualidade de som e construção, com o design arrojado da Razer e boa usabilidade. A mais recente experiência da Razer é oferecer a mesma qualidade num formato mais pequeno e mais portátil e apesar de terem sido feitos alguns compromissos o resultado final é bastante agradável. Para começar a qualidade de construção manteve-se excelente e o design continua fantástico, apesar de termos recebido a versão rosa.

A primeira coisa que reparamos ao abrir a caixa é o tamanho, especialmente quando comparado com o Razer Seiren normal. O novo Razer Seiren Mini é pequeno, mas com um design muito interessante, metade retro metade moderno, parece simplesmente um microfone condensador que podemos ter na secretária. A parte  do próprio microfone, mede 11 centímetros por 5,5 de diâmetro, que passa a 17 com a base que o eleva um pouco e para conectá-lo ao computador, basta o cabo USB-A para MicroUSB fornecido e da mesma cor do microfone que comprarem, existindo três cores neste momento, preto, rosa e branco. Não é necessário nenhum software extra e a única queixa que tenho relativamente a tudo isto que já falámos é que o cabo utilizado além de ser ainda MicroUSB, continua a ter um encaixe que parece proprietário, o que pode complicar a substituição. No entanto o encaixe dá uma estabilidade muito mais ao cabo e ajuda a uma substituição nunca ser necessária.

O Razer Seiren Mini também pode ser conectado a um braço de microfone, graças ao parafuso padrão utilizado. A base de suporte é montada em poucos segundos e inclui uma junta móvel que nos possibilita posicionar corretamente o microfone e a “base da base” é coberta por um material em borracha que faz com que não se mova na secretária facilmente. O próprio peso massivo da base ajuda muito a dar ao Razer Seiren Mini uma muito importante estabilidade. O Razer Seiren Mini tem uma fixação de parafuso padrão na base, o que permite conectá-lo a um braço móvel. Este Seiren Mini segue uma linha mais discreta com um único LED colocado na frente, logo abaixo do logo da Razer.

Apesar do tamanho o Razer Seiren Mini possui uma tecnologia interna muito precisa e com grande qualidade. A cápsula condensadora utilizada pela razer, a Supercardiodie de 14 mm,  é capaz de captar a voz de forma muito detalhada e o resultado final varia um pouco entre o mediano e o muito bom mas na maior parte é realmente bom, muito bom se considerarmos o preço. É preciso ter algum cuidado com a posição do microfone para não abafar um pouco mas é um dos melhores microfones por este preço que encontramos no mercado. Obviamente não é um microfone de estúdio e se quiserem captar uma voz com qualidade suficiente para misturar numa música por exemplo, talvez não seja o melhor produto para a tarefa, mas seja para streamers ou até para utilizar em teletrabalho e impressionar os colegas, o Razer Seiren Mini é o produto ideal.

O Razer Seiren Mini tem a vantagem de ser leve, oferece um sistema automático de redução de ruído e é perfeitamente portátil em uma bolsa, por ser pequeno, leve e não exigir drivers especiais, mas não é perfeito. Existem obviamente alguns compromissos, não há possibilidade de ajustar a entrada do microfone  e também não há um botão Mute de hardware que normalmente é conveniente. A falta de botão para desligar o som foi particularmente problemática para mim já que é um botão que uso muito no meu dia a dia e senti muito a falta durante o tempo que passei com o Razer Seiren Mini. A necessidade de transmissão cresceu muito nos últimos anos, especialmente em 2020.

O Razer Seiren Mini apresenta-se como um acessório realmente interessante graças ao seu desempenho e sobretudo preço. Num ano marcado pela importância dos periféricos de comunicação o Razer Seiren Mini apresenta excelentes resultados para quiser continuar a ser ouvido como se estivesse mesmo ao lado dos colegas mesmo estando a quilómetros de distância. Adicionem a isso um design discreto e agradável e têm aqui o derradeiro microfone budget.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster