Análise: The Survivalists

The Survivalists é um jogo de criação e sobrevivência com bastante personalidade e muito inspirado em The Escapist, ambos jogos da Team17. Os veteranos de The Escapist e no género como um todo podem achar que é um pouco escasso em conteúdo neste momento, mas The Survivalist apresenta praticamente todos os elementos que tornaram The Escapist popular e popular o suficiente para ter direito a uma sequela. A indústria foi ao longo dos últimos anos inundada com jogos de sobrevivência e criação nos últimos anos e nem todos podem ser clássicos, mas é bom ver experiências diversificadas como The Survivalists que tentam coisas novas dentro da mesma base que os criadores já sabem que funciona.

The Survivalists coloca o jogador numa ilha deserta que tem  de explorar num jogo sandbox onde tem de encontrar encontrar materiais para sobreviver. Ao longo do jogo irão aparecer tarefas para manter o jogador ocupado, enquanto ele procura usar a mecânica de criação para construir uma vida confortável contra os elementos e perigos de uma zona selvagem. Isso pode fazer com que pareça muito semelhante a outros jogos de sobrevivência no mercado e à primeira vista é isso mesmo que The Survivalist é, no entanto, onde The Survivalists tenta se destacar é com uma personalidade própria graças ao seu estilo visual. No entanto aqueles que jogaram The Escapist irão reconhecer o estilo e a sensação de “mais do mesmo” irá ser mais justificada nesses casos.

O visual do jogo ajuda a que The Survivalists seja um jogo bastante relaxante de jogar também, ao contrário da vasta maioria da concorrência. É ajudado nisso pela sua excelente banda sonora, o que garante que as suas ilhas desertas pareçam relaxantes mesmo quando entramos nos templos mais perigosos que se encontram espalhados pelo seu limitado mundo. O humor também é um elemento muito forte em The Survivalists. Isso é principalmente visivel nos macacos que desempenham um papel fundamental na sua jogabilidade. Os macacos têm uma habilidade de imitação que permite ao jogador basicamente reunir um exército de macacos para fazer de tudo, desde construção até defesa contra os habitantes mais cruéis da ilha. Com esta abordagem o jogo mantém-se muito leve em tom, mesmo que consiga ser bastante complicado por vezes.

Infelizmente,  The Survivalists não apresenta neste momento o conteúdo necessário para competir com as restantes ofertas no mercado. Os jogadores que são fãs de jogos de sobrevivência podem descobrir que eles passam por tudo rapidamente e o jogo não tem muito mais para oferecer. The Survivalists tem um lugar no mercado, mas os jogos do género mais impressionantes combinam a aparente acessibilidade inicial com uma profundidade oculta no final do jogo e é esta complexidade que de momento The Survivalists não tem. Se tudo o resto fosse excelente então isto nem sequer seria muito importante já que os jogadores poderiam repetir o ciclo de jogo com alegria. No entanto, existem alguns problemas e bugs na jogabilidade que tornam mais óbvios os restantes problemas do jogo.

Mesmo assim, The Survivalists tem muito potencial e uma base forte que irá certamente servir de base para mais conteúdo no futuro. Com apoio da editora e estúdio de desenvolvimento The Survivalists tem tudo para ter sucesso, mas pessoalmente esperaria para ver qual o futuro próximo do jogo antes de saltar a bordo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster