Análise: Café Enchanté

Continuando esta difícil tarefa de colocar as minhas análises em dia, vamos olhar brevemente para Café Enchanté, uma visual novel que merece e oferece bastantes mais horas de jogo do que aquelas que me posso dar ao luxo em gastar com ele. Após a morte de seu avô, a protagonista de Café Enchanté recebe uma carta que a informa que ela herdou o seu café para fazer o que ela desejar. Ao chegar, o verdadeiro valor do café revela-se a ser um portal para outros mundos. Tal como já referi antes é complicado analisar os “jogos” deste género sem entrar em spoilers ou simplesmente descrever grandes partes da história, por isso vamos passar tudo isso à frente.

Os patões de Enchante parecem atraír problemas já que se metem numa confusão atrás da outra, independentemente do quão cuidadosos sejam. Há muita história em Café Enchanté e convém aproveitar cada detalhe. Se são fãs do género é certamente por gostarem de histórias e este é um jogo longo, especialmente quando tentamos conseguir o final feliz de cada personagem. Embora Café Enchanté possa parecer um jogo feliz e saudável na superfície, há muita escuridão escondida.

Como um jogo otome cheio de história, Café Enchanté tem um estilo de progressão bastante orgânico. O jogo conta com várias opções de conversação e embora cada uma dessas opções contribua para o final que recebemos, não é óbvio para onde sua história se encaminha até a cena final. Isso dá ao jogo um ar de mistério ao longo do caminho, mas se procuram um final em particular convém investigar um pouco online.

Visualmente Café Enchanté é bastante agradável, com um charmoso estilo de arte no estilo anime que se adapta perfeitamente aos ambientes extravagantes do jogo. As cenas mais sombrias ou mais trágicas destacam-se e são realmente sinistras quando aparecem. Os designs das personagens também estão absolutamente perfeitos e é praticamente impossível confundir as personagens e mesmo se não se lembrarem dos nomes irão reconhecer cada uma delas. O design de som de Café Enchanté também está muito com, contando com uma mistura maravilhosa de suave e que mistura diferentes bandas sonoras para diferentes locais e situações. Não é obviamente um jogo muito exigente pelo que não conta com nenhum problema técnico seja com a consola em modo portatil ou não.

Apesar de ter uma história muito carregada, Café Enchanté tem um bom equilíbrio de momentos alegres e tristes. Os gráficos e o design de som desempenham o seu papel perfeitamente e com a excepção de algumas frases que certamente devem fazer mais sentido na versão original do que na traduzida, Café Enchanté irá deliciar os fãs do género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster