Antevisão: Zelter

Zelter é um jogo desenvolvido pela G1 Playground e publicado pela Super.com e que pode ser descrito como um Stardew Valley com zombies. Já que a sobrevivência é um factor bem mais importante aqui do que em Stardew Valley, Zelter acaba por oferecer aos jogadores uma experiência bastante diferente já que o objectivo aqui é essencialmente sobreviver. O jogador tem que construir e fabricar, e há muito o que fazer e pouco tempo para fazer. Apesar de ainda se encontrar em Early Access, Zelter está num estado bastante estável e onde podemos perceber os seus pontos fortes.

O jogo começa sem nenhuma história e a maioria das coisas que precisamos de saber temos que descobrir por nós, já que não há nada que nos possa ajudar e um tutorial é para já uma miragem. Como na maioria dos jogos de sobrevivência temos de recolher coisas e felizmente o jogo começa num sítio repleto de recursos. Então é isso que fazemos e há medida que vamos recolhendo coisas mais coisas temos para construir, que por si nos possibilitam recolher mais coisas ou as mesmas de forma mais rápida. Os sistemas são praticamente tão antigos como o género em que Zelter se encaixa mas funcionam tão bem como sempre.

A base inicial em que começamos o jogo é cercada por uma grande cerca. Existe apenas uma saída à direita da casa inicial, mas o único caminho a seguir é bastante direto e lá é onde encontramos os primeiros zombies, assim como muitos edifícios para explorar. A criação básica demora muito e se nos movermos durante a criação, esta será cancelada e temos que fazer tudo de novo. Sem armas não temos qualquer hipotese de sobreviver mas a fabricar  de munições leva muito tempo novamente. E considerando a quantidade de munições necessárias  para matar um zumbi, este é sem dúvida um aspeto do jogo que precisa de revisão.

Visualmente Zelter está muito bem conseguido, especialmente se forem fãs de pixel art como eu. Sem caír na área de pixel art que faz com que todos os jogos pareçam iguais, Zelter é um jogo bastante bonito. As personagens, modelos de zombise todas as animações, tudo é realmente impressionante. Como qualquer jogo em acesso antecipado sofre de alguns problemas. Os itens não são empilhados corretamente por exemplo, especialmente quando tentamos empilhar itens que estão na barra de acesso rápido. O jogo ainda tem também alguma falta de conteúdo, o que é normal, mas em Zelter não temos sequer NPCs, apenas alguns zombies. Os edifícios presentes no jogo também parecem completamente vazios em vez de terem recompensas por o jogador os explorar.

Zelter tem alguns problemas, mas a maioria deles está em falta de conteúdo. Como referia acima, Zelter é um jogo estável e onde já conseguimos ver alguns pontos fortes, mas não posso deixar de realçar a falta de conteúdo como o factor que me leva a não recomendar o jogo nesta fase.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster