Análise: Rogue Aces Deluxe

Rogue Aces Deluxe é tal como o nome indica uma versão melhorada de Rogue Aces, um shooter arcade com elementos roguelike da Infinite State Games. Não é grande surpresa mas jogamos como um piloto, tentando eliminar os inimigos tanto no ar como em terra. O jogo tem vários modos de jogo, mas a maioria precisa de ser desbloqueada. A Campanha Normal é uma série de 100 missões aleatórias que variam muito de dificuldade e de inimigos que encontramos que podem ir de simples aviões até verdadeiros bosses.

A jogabilidade em si tem uma profundidade decente, existindo uma seção de treino que nos guia através da mecânica básica do jogo. Infelizmente, uma das principais mecânicas do jogo é deixada de fora. O roubo aéreo é essencial para passar pelos níveis mais avançados e é um pouco estranho ter sido ignorada na zona de treino. Se o jogador se ejetar do avião, antes de abrir o paraquedas, ele pode roubar um avião inimigo. Isso reabastece os misseis e bombas, assim como o combustível. Talvez seja possível terminar o jogo sem dominar esta manobra, mas não vejo razão para o fazer dada a utilidade.

Rogue Aces Deluxe possui alguns elementos roguelike. Nos modos de campanha temos um sistema de níveis e ao subir de nível, podemos desbloquear upgrades aleatórios. Também ganhamos upgrades aleatórios para o avião abatendo inimigos, o que é essencial para sobreviver conforme o jogo avança. A dificuldade do jogo aumenta à medida que as missões progridem, especialmente nos modos Frontline e Veteran Campaign. Não se trata apenas de ter sorte com os upgrades como muitas vezes acontece em jogos roguelike, mas também na capacidade do jogador de dominar as mecânicas base do jogo. Às vezes, no entanto, parece um pouco difícil escapar do fogo inimigo e especialmente contra os inimigos mais fortes o jogo parece um tudo ou nada injusto. Na Campanha Normal temos três aviões que funcionam como vidas, mas só temos um piloto. Se o avião for destruído podemos ejetar e abrir o paraquedas. Caso consiamos pousar com segurança podemos usar um novo avião, caso contrário ou não tenhamos mais aviões o jogo termina.

O jogo também apresenta modos até 4 jogadores, mas apenas local. Graças ao multijogador, que pode ser com bots também, e aos restantes modos do jogo, Rogue Aces Deluxe consegue manter-se divertido durante algum tempo. A natureza aleatória da sua campanha também ajuda, mas para dizer a verdade não há grande variedade. O jogo apresenta muitos modos, mas todos eles são essencialmente iguais. Se gostam do género, podem encontrar algo aqui interessante, mas no geral há jogos melhores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster