Análise Sine Mora

Se não gostam de ler muito podem ficar por esta frase, Sine Mora é fantástico. Os shooters side-scroll já passaram de moda à alguns anos, mas graças ao mesmo movimento indie que voltou a tornar populares os jogos de plataformas 2D trás-nos Sine Mora, um jogo que tem o que é preciso para tornar o género popular novamente. Tão proeminente nas eras 8-bit e 16-bit, começou a perder popularidade com a evolução dos jogos 3D. Pessoalmente não consigo ver razões para não gostar de Sine Mora, o grafismo é colorido e apelativo, a jogabilidade fluída e viciante e tudo isto é reforçado por uma narrativa madura com personagens de língua húngara, uma banda sonora original, do famoso compositor de Silent Hill Akira Yamaoka.

A complexa narrativa que envolve sequestro, viagem no tempo, e até genocídio, a história adiciona o carácter do jogo. Assim que despacharem a campanha na dificuldade normal, o valor do jogo é reforçado com um final alternativo oferecido como uma recompensa por completar as configurações mais difíceis da dificuldade.

Os gráficos são de tirar o fôlego de forma consistente ao longo dos sete níveis que têm ambientes muito variados de terra, ar e mar cheios de detalhe em alta definição, intercaladas com breves cenas da história. A animação é de grande qualidade e combina com a sedutora perspectiva  2.5D do jogo, a câmara gira  regularmente durante todos os níveis, o que destaca o motor robusto do título. Enquanto isso, naves inimigas entram no ecrã, surgindo por vezes no fundo, antes de passarem precipitadamente para a frente para reforçar o efeito de camadas.

As nossas naves são ágeis, mas poderosas, a arma principal, expansível até nível 9, sendo um verdadeiro espectáculo na capacidade máxima, mas consegue ser perfeitamente utilizável, caso percam todos os power-ups. A detecção de colisão é também satisfatoriamente exata, o que significa que o jogo nunca é injusto.
Em outros lugares, o áudio é adequadamente imaginativo, acrescentando mais uma dimensão à natureza sobrenatural do universo.

A duração do jogo em geral é estendida pelos pilotos adicionais e naves seleccionáveis ​​no modo arcade, o final alternativo referido, e alcançar altas pontuações nas tabelas de classificação. Além disso, há um pouco de arte conceptual exclusiva para desbloquear do renomeado artista anime Mahido Maede de The Animatrix.

Um aspecto que é um pouco decepcionante para quem se lembra dos jogos clássicos  é o fato de que o jogo não ser particularmente difícil na dificuldade normal. Os níveis são bastante curtos – com poucos minutos de duração- e os bosses são facilmente derrotados. A versão Vita deve aproveitar bastante este aspecto, com estes níveis mais curtos a serem ideais para a consola. É sem duvida um jogo que relembra o passado, um verdadeiro tributo a tudo o que veio antes.

Pontuação: 9/10

Requisitos do sistema

Minimum:

    • OS: x86 or x64 bit versions of Microsoft Windows XP/Vista/Win7
    • Processor: MD/Intel single or dual-core processor running at 2.2GHz (Intel Pentium D or AMD Athlon 64 x2 are probably the lowest CPU architectures recommended)
    • Memory: 1024 MB RAM
    • Graphics: ATI/nVidia graphic card with at least 256MB of dedicated VRAM and with at least DirectX 9.0c and Shader Model 3.0 support. ATI Radeon HD 3600 and NVIDIA Geforce 8600 are minimum required graphic cards. The game also works on the latest generation of Intel HD 3000 IGPs and AMD 6500 series IGPs but other previous generation IGPs are not supported.
    • DirectX®: 9.0c
    • Hard Drive: 300 MB HD space
    • Sound: Integrated or dedicated DirectX 9 compatible soundcard.
    • Additional: Memory stated above is for WinXP PCs, add 0.5GB to the above requirements if you are running WinVista/Win7 | Keyboard, XBOX360 Controller (optional) | The game also works on the latest generation of Intel HD 3000 IGPs and AMD 6500 series IGPs but other previous generation IGPs are not supported.

Recommended:

    • Processor: AMD/Intel dual/triple/quad-core processor running at 2.6 GHz
    • Memory: 1536 MB RAM
    • Graphics: ATI/Nvidia dedicated graphic card with at least 512MB of dedicated VRAM and with at least DirectX 9.0c and Shader Model 3.0 support. ATI Radeon HD 3800 series and NVIDIA Geforce GTX260 and above are recommended graphic cards.
    • Additional: Memory stated above is for WinXP PCs, add 0.5GB to the above requirements if you are running WinVista/Win7 | Keyboard, XBOX360 Controller (optional) | The game also works on the latest generation of Intel HD 3000 IGPs and AMD 6500 series IGPs but other previous generation IGPs are not supported.

Tiago Roque

Comment (1)
Sine Mora [Download] | UK Gaming Consoles & Video Games for Xbox 360, PS3, Wii, DS, 3DS, PS2, PSP, Used & PC
December 17, 2012

[…] Análise Sine Mora […]

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