Análise Pokémon Rumble U

Pokémon Rumble estreou-se na Wii já alguns anos e desde então foi lançado também para 3DS e chega agora à mais recente consola caseira da Nintendo. Sendo este o primeiro Pokémon HD a primeira coisa que tenho a dizer é que adorava ver um jogo da série principal na Wii U, mas como sei que isso dificilmente acontecerá temos que nos contentar com Rumble U. Visualmente é um regalo para os olhos para os fãs de Pokémon. Todas as criaturas criadas pela Game Freak são bastante detalhadas, coloridas e brilhantes.

Além disso a acção é introduzia por algumas cutscenes em estilo anime soberbas. Apesar da variedade ser enorme, cada um dos Pokémon estão bastante detalhados graficamente e animados, o que tendo em conta que Rumble U conta com todos os Pokémon das cinco primeiras gerações, é algo que os criadores se devem orgulhar.

A história não é muito importante, mas se querem mesmo saber, depois de um pequeno acidente numa loja de brinquedos, alguns brinquedos Pokémon ganham vida e caiem a um rio acabando por desaguar num sitio um pouco misterioso. O jogador começa com um pequeno grupo de Pokémon mas à medida que completa cada uma das batalhas irá desbloquear muito mais Pokémon. Cada um dos níveis acaba com um Pokémon inimigo um pouco maior que os restantes, que poderia funcionar melhor como boss se todos os níveis não acabassem da mesma forma. Em cada uma das arenas existem também alguns objectivos adicionais, como utilizar apenas um tipo de ataque, coleccionar X Pokébolas, entre outros.

Estes objectivos nem sempre são conhecidos sendo revelado no final da arena. Não podem também prever quais os Pokémon que irão recolher em cada uma das arenas uma vez que esses são completamente aleatórios, com o jogador a poder ver o que lhe calhou no final da arena quando vê cada uma das Pokébolas a serem abertas. Além de Pokébolas irão também encontrar moedas que podem depois usar para comprar uma série de itens como “continues” caso morram durante um combate.

rumbleu2

Apesar de ser divertido a solo, Rumble U é muito mais divertido com um ou mais amigos. Como em muitos jogos, apenas quando se joga a solo se consegue ver os seus problemas. Apesar de ser um jogo cooperativo, estamos ao mesmo tempo a competir contra os nossos amigos para ver quem inflige mais dano, recupera mais Pokébolas, leva menos dano ou dá o primeiro e ultimo ataque no boss final. Podemos ver quem fica melhor qualificado no final de cada arena, mas os pontos são somados e verdadeiro “campeão” só é conhecido no final de cada cenário.

Existem mais de 600 Pokémon para coleccionar mas nem todos são encontrados da mesma forma. Tal como já disse, maior parte são encontrados durante os combates, mas alguns obrigam o jogador a cumprir certos objectivos. As regras do jogo principal continuam a aplicar-se aqui, um Pokémon de água é forte contra um de fogo e de pedra por exemplo, portanto não se trata de simplesmente escolher um Pokémon que gostemos e jogar todo o jogo com ele, pois apesar de ser um jogo relativamente fácil, quando não usamos a personagem certa torna-se bastante mais difícil. Cada um dos Pokémon tem um ou dois ataques e cada um pode ser de elemento diferente o que torna divertido experimentar todas as personagens.

img_game05_22

Apesar de ser opcional, existe a opção de associar figuras colecionáveis compradas separadamente e que nos permitem personalizar e melhorar as respectivas personagens. É uma estratégia de marketing que tenho a certeza que irá funcionar e que dará muito lucro nesta licença se for adaptada a outros jogos da série. Neste caso apenas nos possibilita algumas opções extra, mas num jogo como os da série principal apenas imagino o dinheiro envolvido.

Pokémon Rumble U é um jogo bastante simples. O combate resume-se a carregar em uma ou duas teclas repetidamente, mas isso somado ao coleccionismo torna-o bastante divertido. Não há qualquer estratégia envolvida a não ser a da escolha do Pokémon certo, mas esses problemas são esquecidos assim que começamos a jogar com mais três amigos e a competir pelos objectivos. A variedade de Pokémon que existem para experimentar e a velocidade a que são ganhos fazem de Pokémon Rumble U um jogo leve e divertido, mas que quando se olha um pouco através dos seus bons aspectos se vê facilmente a falta de profundidade que este oferece.

7/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster