Análise Realms of Arkania: Blade of Destiny

Há jogos fantásticos, jogos bons, medianos, fracos, maus e depois há alguns que estão num nível bastante restrito onde se encontram clássicos como Big Rigs: Over the Road Racing e agora Realms of Arkania: Blade of Destiny. Sem rodeios, Realms of Arkania: Blade of Destiny é o pior jogo que passou pelo Combo Caster e um dos piores jogos de sempre. Além de não fazer nada de realmente bom, tem uma forte tendência para crashes e mesmo quando temos a sorte de tudo funcionar é incompleto. Realms of Arkania: Blade of Destiny é supostamente o remake de um RPG clássico de grande qualidade e eu não tenho nada contra isso, muito pelo contrário, gosto bastante de voltar a mundos nostálgicos.

Mas não é isso que acontece aqui. O género RPG foi um dos que mais evoluiu desde a sua origem e os padrões actuais nada têm a ver com os de à dez anos. Tendo em conta os padrões actuais mesmo para uma produção pequena, este RPG não é apenas mau, está completamente quebrado, com problemas que abrangem todos os aspectos do jogo. Nem mesmo os textos do jogo são coerentes. A página Steam fala de língua inglesa e isso é verdade no inicio mas rapidamente o jogo começa a falar em alemão. Por falar na página Steam, quem pensar comprar o jogo deve realmente ler a página. Quando eu falo que o jogo é incompleto é realmente verdade, com os próprios criadores a falarem em “Remake of the first part of Realms of Arkania” na página.

A tradução do jogo parece ter sido feita à pressa e à medida que alguém ia testando o jogo, ignorando completamente algumas partes do jogo. Isso além de estragar a história para quem estiver para aí virado, torna alguns objectivos em verdadeiros puzzles. É de louvar que os criadores estejam empenhados em lançar alguns patches que mais resolvendo estes problemas mas o jogo continua a estar a anos luz de um produto de qualidade.

A segunda critica que eu gostaria de fazer à página Steam do jogo é às imagens. Não se deixem enganar, pois o jogo está muito longe de ter aquele aspecto. Todas aquelas imagens além de terem sido escolhidas a dedo para tirar partido de algumas zonas e momentos minimamente decentes, foram sem duvida retocadas. Mas isto não significa que o jogo corre em qualquer PC sem problemas. Muito longe disso. Mesmo num PC bem equipado existem quebras da framerate e crashes que simplesmente mandam o jogo abaixo.

A

Mas se acharem que estou a ser demasiado critico peço que acreditem, pois gastar 20€ para testar esta mediocridade é algo que não posso recomendar fazer. O grafismo é mau, a jogabilidade é má, o jogo nem sequer faz um bom trabalho a dizer para onde devemos ir. Não quero dizer que uma seta ao estilo GTA é o melhor esquema, mas ao menos digam-nos para onde ir em inglês. É caso para dizer que nem uma cópia pirata é uma boa opção, pois vou deduzir que irá funcionar ainda pior que a original e nem quero imaginar o mau que isso seria.

0.5/10

Share this post

One reply on “Análise Realms of Arkania: Blade of Destiny

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster