Análise: Assetto Corsa Competizione

O mundo da simuação automóvel apenas tem crescido nos últimos anos. Enquanto que antes tinhamos Gran Turismo, Forza e um punhado de outras séries, atualmente temos todas essas e ainda Assetto Corsa que conta já com dois jogos, Projects Cars e uma série de jogos licenciados de F1 ou WRC. Não é fácil desenolver um jogo do género, já que depois de ultrapassadas todas as licensas que são necessárias, este é um género onde o público é geralmente muito exigente, procurando grafismo da máxima qualidade e uma jogabilidade afinada. No entanto, para agradar a mais jogadores é preciso encontrar um equilibrio entre diversão e simulação, nem que se seja em opções de dificuldade.  Assetto Corsa Competizione encontra-se no lado mais extremo da simulação e a curva de dificuldade é elevada, sendo precisas muitas horas de jogo para dominar os veículos do jogo.

Assetto Corsa Competizione é impressionante em vários aspetos mas destaca-se particularmente na física e jogabilidade. Ao contrário de muitos jogos do género que deixaram a simulação um pouco de parte para que a maior parte dos jogador possa ter alguma gratificação a jogar, Assetto Corsa Competizione tem um bom sistema de física e utiliza-o para que todos os carros do jogo sejam diferentes. Cada carro tem pontos de contacto nos penus do carro e todos eles funcionam isoladamente e fazem a condução de cada carro uma experiência diferente. O peso do carro, a distância entre eixos, a tração dos pneus, a forma como o motor distribui a força de tração ao longo do tempo, tudo isto influência como um carro irá comportar-se. Os tempos que conseguimos em cada volta são sempre o resultado da forma como conseguimos controlar o carro, especialmente quando já dominamos tudo o resto e estamos apenas limitados a manter o carro na pista e dominar a curta margem entre derrapagem e aderência.

O facto de este jogo ser tão ligado ao lado da simulação faz com que não seja muito acessível. Mesmo com as ajudas todas ligadas, este é um jogo que não é de todo acessível a jogadores pouco familiarizados com o género. Não contem com ajudas constantes na condução, mas também não contem com ajudas em outros pequenos pormenores. Se participarem por exemplo numa corrida de endurance tenham atenção a todas as regras já que por vezes têm de trocar de piloto e cada um tem de correr um determinado tempo ou podem ser desqualificados. Este é o tipo de pormenores que temos de ter em conta e o nível de detalhe envolvido em Assetto Corsa Competizione.

Assetto Corsa Competizione consiste essencialmente no modo época, onde subimos no ranking desde amadores até à classe de elite, no entanto podemos jogar em corridas singulares ou campeonatos. Dependendo do tempo que se tem em mão Assetto Corsa Competizione tem um pouco de tudo, incluindo verdadeiras corridas de resistência que podem demorar uma hora. O jogo pode correr em tempo real, mas numa corrida de 24 horas convém acelerar o tempo e este tipo de corridas é fantástico já que o jogo simula todo o ciclo do sol o que dá uma rara beleza ao jogo. Visualmente o jogo é aliás muito bom, especialmente nos efeitos de luz.

A jogabilidade é onde Assetto Corsa Competizione realmente brilha, especialmente se tiverem ao vosso dispor um volante. Uma particularidade interessante quando jogam no PC e utilizam um volante é que as definições que usamos de base são depois ajustadas para cada carro de forma automática. Isto dá uma dose adicional de realismo ao jogo e mantém a jogabilidade mais interessante já que nos dá uma motivação adicional para experimentar outros carros. Outro aspeto que se integra na jogabilidade é a IA que ao contrário de muitos jogos de corridas é bastante justa. Aqui não temos a dificuldade elástica e completamente injusta de muitos jogos do género. Se não sabem do que estou a falar é aquela mecânica muito utilizada em jogos como Need For Speed por exemplo em que quando deixamos um adversário para trás este começa a andar mais rápido e a conduzir melhor, por vezes indo além do que o carro adversário é capaz. Assetto Corsa Competizione tem ainda uma série de modos online que vão de simples corridas até modos mais avançados que nos obrigam a ter uma certa média de qualidade numa pista por exemplo. Não existe grande progressão dos modos online além de nos obrigar a tornarmo-nos melhores pilotos.

Assetto Corsa Competizione é um excelente jogo de condução, um verdadeiro simulador como há poucos e  onde cada erro se pode pagar com a derrota. É também um jogo altamente gratificante por causa disso mesmo, as vitórias fazem-nos sentir como vencedores e quando perdemos sabemos exatamente porque razão perdemos. Existem pequenas coisas que poderiam ser melhores mas estamos a falar de um jogo tão bom que essas pequenas criticas seriam demasiado injustas para um bom que está acima da maioria da competição. Se são fãs de condução este é um jogo obrigatório, independentemente se for no PC  ou consolas.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster