A 11 bit studios acaba de anunciar Frostpunk 1886, um novo título que marca o regresso às origens do universo Frostpunk, agora totalmente reimaginado com recurso ao Unreal Engine. Esta nova entrada na aclamada série de city-building e sobrevivência social promete uma experiência evoluída, mantendo o espírito moralmente desafiante que tornou o original num clássico moderno.
Com o motor proprietário da produtora, o Liquid Engine – responsável não só pelo primeiro Frostpunk, mas também por This War of Mine – oficialmente retirado de cena, o estúdio procurava uma nova base tecnológica capaz de sustentar a ambição crescente da saga. A escolha recaiu sobre o Unreal Engine, permitindo não só gráficos de nova geração, mas também funcionalidades muito pedidas pela comunidade, como o suporte a mods.
Enquanto Frostpunk 2 continua em desenvolvimento com atualizações gratuitas, conteúdos adicionais e lançamento para consolas, Frostpunk 1886 surge como uma viagem ao passado, mais especificamente ao ano em que a Grande Tempestade assolou New London – um evento-chave no lore da franquia. Esta nova iteração não se limita a um simples “remake”: traz consigo novos conteúdos, leis, mecânicas e uma nova via de Propósito, prometendo surpresas mesmo para os veteranos mais experientes da série.
O estúdio descreve o jogo como uma “plataforma viva e expansível”, apontando para uma arquitetura mais flexível que permitirá futuros DLCs e expansões com muito mais facilidade do que no passado. A inclusão de suporte a mods representa uma vitória para os fãs que, durante anos, pediram esta funcionalidade – algo que anteriormente era inviável devido às limitações técnicas do motor original.
O lançamento de Frostpunk 1886 está previsto para 2027, com o desenvolvimento já em curso desde o início de 2025. Este anúncio marca também uma nova fase para a 11 bit studios, que promete um ritmo mais frequente de lançamentos internos no futuro.
Os ventos gélidos de New London vão voltar a soprar, mas desta vez, com ainda mais força.