Análise: Antonball Deluxe

Procurando inspiração no interesse retro que existe atualmente, Antonball Deluxe não é um jogo no verdadeiro sentido da palavra, mas um pacote de 3 jogos. Cada jogo apresenta jogabilidade e controlos semelhantes, mas contém objetivos completamente diferentes. Os jogadores assumem o controlo de Anton, ou de uma das outras 20 personagens desbloqueáveis. Existem 4 personagens disponíveis desde o início, com novos personagens a serem desbloqueados depois. Na seção Lotaria, os jogadores podem trocar os pontos que recolheram por uma aposta na máquina e assim receberem mais personagens.

Essencialmente todos os jogos têm semelhanças com jogos de plataformas clássicos. As personagens movem-se para a esquerda e para a direita e podem saltar ou efetuar um super salto. Cada um dos jogos en Antonball Deluxe contém o seu próprio enredo, centrado numa personagem diferente. O jogo contém algumas cutscenes divertidas mas não seria sequer de esperar uma história muito elaborada e realmente não existe. A maior fonte de inspiração do jogo parece ser a personagem Wario da Nintendo. Além de certos elementos da jogabilidade, toda a direção artítica e até a personagem Anton em si tem muitas semelhanças.

O primeiro jogo do pacote é Antonball Arcade. Aqui, os jogadores têm a tarefa de limpar todos os tijolos, que estão à direita do ecrã. De forma semelhante a um Arkanoid as que se joga da esquerda para a direita e com a jogabilidade de um jogo plataformas, este jogo demora um pouco para dominar a jogabilidade. Embora os controlos sejam bons, a dificuldade é grande. O lado esquerdo do ecrã tem uma pequena abertura e quando a bola a atinge perdemos vida, sendo verdadeiro objetivo defender essa área. Cada um dos níveis tem um layout diferente, com dificuldades variadas, o que causa algum desequilíbrio entre os níveis de dificuldade. Alguns níveis apresentam inimigos que matam Anton instantaneamente e apenas podemos derrotá-los com a bola. A estreita janela de tempo entre os saltos dá pouca margem para erro e um movimento errado facilmente nos faz perder.

A seguir temos Punchball Antonball, um jogo muito semelhante a Mario Bros e que é essencialmente uma versão melhorada de Punch Ball Mario Bros lançado para PC na década de 80. Punchball Antonball faz os jogadores enfrentarem várias ondas de inimigos com apenas uma bola como defesa. Podemos correr para bola para a apanhar e ao lançá-la contra os inimigos podemos derrotá-los, ou deixá-los desorientados, sendo necessário correr contra eles para os eliminar. Também facilmente perdemos já que bastante irmos contra os inimigos em movimento. Conforme avançamos, a dificuldade aumenta, mas a dificuldade de Punchball Antonball é definitivamente mais fácil que a do jogo anterior.

Por fim temos VS Antonball que coloca quatro jogadores uns contra os outros. Duas equipas de dois jogadores devem destruir a parede de tijolos da equipa adversária. Este último jogo é incrivelmente frenético, mas encontrar jogadores para jogar é por outro lado uma tarefa quase impossível. É realmente pena, mas é algo que já estou habituado em jogos indie. Se têm alguns amigos dispostos a alinhar para jogarem com vocês este modo será certamente o mais divertido dos três, caso contrário é um modo que praticamente não vão jogar.

Antonball Deluxe é um verdadeiro tributo aos jogos da NES, no entanto tem talvez um publico alvo muito reduzido graças a isso. Não estamos a falar de um verdadeiro clássico como um Mario ou Wario, portanto é um projeto que pode ter dificuldade em encontrar jogadores, mas se adoram a onda retro e jogos da NES, Antonball Deluxe oferece três jogos diferentes para ocuparem o vosso tempo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster