Análise: Natsuki Chronicles

Natsuki Chronicles é um SHMUP com história que utiliza ideias com provas dadas e que promete convencer os jogadores do género. O Modo História consiste em 10 fases em 4 níveis de dificuldade, juntamente com algumas missões de treino. À medida que jogamos vamos encontrando algumas cutscenes divertidas e diálogos entre as personagens durante o jogo. Isto ajuda a criar uma narrativa que nos vai mantendo entretidos e acima de tudo dá algum contexto à ação. Não é algo muito importante mas é um toque importante num género em que o foco é a ação. Existem alguns elementos de RPG, principalmente na forma de créditos e subidas de nível, o que permite aumenta a vida ou escudos, assim como comprar e equipar novas armas dentro de 3 variedades que podemos utilizar simulatâneamente.

Por outro lado o modo Arcade é uma experiência muito mais complicada e menos acessível e onde o objectivo é começar no primeiro nível e tentar completar a campanha inteira numa sessão. Podemos continuar e desbloquear créditos adicionais à medida que jogamos e este modo apresenta um sistema de power-ups em vez de equipamentos que podemos comprar. Esta alteração funciona muito bem em dar uma aura arcade a este modo. Muitos jogos poderiam tornar os dois modos muito semelhantes, apenas com o modo arcade a ser uma simplificação do modo história, mas os criadores de Natsuki Chronicles conseguiram criar duas experiências completamente diferentes entre os dois modos.

Essencialmente Natsuki Chronicles é um shooter horizontal com três armas diferentes e ambientes diversos. A arma primária pode ser qualquer coisa que o jogador queira, ou pelo menos qualquer coisa presente no jogo. Também podemos equipar uma arma secundária que pode disparar atrás ou à frente e por fim temos uma arma especial que pode ser desde um escudo até uma arma super poderosa. A experimentação é incentivada pelo jogo e podemos demorar um pouco até encontrar uma combinação que funcione para nós. Além do bom armamento, Natsuki Chronicles é também extremamente difícil, especialmente se aumentarmos a dificuldade.

Visualmente, Natsuki Chronicles é também bonito. Os gráficos são coloridos e com muitos projéteis de cores néon. O design dos inimigos e naves é também bastante elegante e a banda sonora energética que relembrar a série Mega Man ajuda a ligar tudo isto numa experiência cativante.

Se gostam de jogos do género SHMUP, Natsuki Chronicles não tem muitos defeitos. Talvez a experimentação que temos de fazer no modo história, em que por vezes entramos num nível com armas que nada têm a ver com os inimigos que vamos enfrentar, possa ser algo que não seja do vosso agrado, mas no geral vão adorar jogar Natsuki Chronicles. É um bom jogo do género e tem todos os elementos que fazem um bom SHMUP.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster