Antevisão: Alien Life Simulator

Existem jogos estranhos e existe Alien Life Simulator, um jogo que eu não sei bem em que direção está a ir, mas do qual os seus criadores parecem ter uma visão bastante nítida. O nome do jogo indica que seja um simulador, mas além de isso estar longe da verdade, no geral o jogo faz um trabalho muito pobre no que toca a explicar aos jogadores curiosos aquilo que efetivamente é.

Alien Life Simulator é um rogue-like de ação e aventura com alguns elementos de sobrevivência num mundo aberto. O objetivo do jogador é essencialmente explorar o ambiente e descobrir os segredos do mundo, enquanto luta contra os habitantes sempre hóstis do jogo. Um dos objetivos do jogo é encontrar a chave para ativar portais edescubrir o que há do outro lado. Saber mais do que isso é bastante complicado e Alien Life Simulator não nos dá grande explicação porque fazemos o que fazemos. Não sabemos quem é a nossa personagem nem nada sobre o mundo do jogo. Nem sempre este é um problema neste género de jogos, mas normalmente existe uma pequena introdução que ajuda a criar imersão no jogo, mas aqui não existe sequer um tutorial e o jogador sente-se simplesmente abandonado à sua sorte.

Neste momento Alien Life Simulator encontra-se em acesso antecipado e embora tenha tendência para ser menos exigente nestes casos, a realidade é que quando se coloca um jogo à venda convém que este se encontre já num estade considerável de desenvolvimento que lhe permita pelo menos ser estável e apresentar a maioria das mecânica finais. A verdade é que não podemos esperar um jogo acabado nesta fase e embora alguns jogos estejam muito perto de terminados quando chegam a esta fase, não há nada de errado de apresentar algo mais cru desde que se faça essa informação chegar ao cliente, mas Alien Life Simulator parece mais uma demonstração técnica do que um jogo.

Alien Life Simulator é um rogue-lite e cada vez que se morre, o jogo é reiniciado com uma nova configuração. Não há sistema de progressão entre morte. Muitos jogos do género oferece algo permanente, para termos uma pequena ideia de progressão, mas aqui só temos acesso a um ecrã que permite reiniciar. Alien Life Simulator também contém elementos de um jogo de sobrevivência, com a nossa personagem a sentir fome e o mundo aberto do jogo tem um ciclo ciclo dia / noite. Visualmente o jogo é colorido e sinceramente parece melhor ao movimento do que qualquer imagem estática lhe pode fazer justiça. Mas tem também muitos bugs no que toca à apresentação, especialmente na componente audio que se parece limitar à música já que muitos efeitos não existem nesta fase.

Alien Life Simulator é um jogo estranho que tem algumas crises de identidade. Não é um jogo mau e pode tornar-se bom no futuro, mas este é um daqueles jogos em que aconselho calma. Mesmo que o viram sobre o jogo vos interesse, talvez o melhor seja aguardar por um momento em que o jogo esteja mais estável.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster