Análise: Mayhem in Single Valley

Mayhem in Single Valley é um jogo de terror em arte pixel e vista isométrica. Apesar de ser essencialmente um jogo de terror, o estilo visual do jogo não o deixa ser realmente assustador. O jogador joga como Jack, um adolescente que vai para a faculdade em Single Valley, mas no dia em devia fazer a viagem vê uma personagem estranha a despejar produtos químicos no abastecimento de água de Single Valley, personagem essa que se apercebe que foi vista e se tenta vingar por ter sido descoberta. Por alguma razão os habitantes da cidade parecem estar do lado desta estranha figura e cabe a Jack limpar o seu nome e salvar a cidade de Single Valley.

A água não é a única ameaça já que os animais que a beberam tornaram-se criaturas violentas de olhos verdes. O jogo não tem combate mas temos de usar a nossa inteligência para sobreviver. Recorrendo a uma fisga e à boa velha corrida, temos que lidar com os inimigos, podendo recorrer também a por exemplo uma tampa de caixote do lixo para um escudo contra um ataque. A fisga permite que o jogador lance todo os tipo de coisas contra os monstros, mas temos de sobreviver sem esta ajuda já que demoramos um pouco a ter acesso à fisga. Podemos também lançar coisas à mão e o jogo envolve essencialmente distrair estas criaturas com comida e outras coisas.

Em Mayhem in Single Valley quase todos os objetos do jogo podem ser movidos, podemos empurrar, puxar e reposicionar itens e facilmente criar barricadas por exemplo. Isso nem sempre funciona, mas muitas vezes é a nossa salvação. À medida que viajamos pelo mundo do jogo encontramos cassetes que mudam a banda sonora do mundo. É um pormenor interessante que não acho que venha substituir a normal transição de músicas na maioria dos jogos, mas aqui é realmente interessante. As cassetes não estão propriamente escondidas mas podermos mudar de música desta forma é diferente e interessante. Podemos mudar de música no menu e aí também podemos combinar itens para torná-los mais poderosos ou eficazes. Usando alguns potes de conserva, podemos recolher uma bebida alcoólica de esconderijos e combinar o pote de bebida alcoólica com um alimento para criar uma cura que pode ser utilizada para a infecção por exemplo.

Mayhem in Single Valley é um jogo muito focado em puzzles e quando não estamos a tentar sobreviver, vamos estar ocupados a resolver puzzles. Existe também uma enorme quantidade de itens colecionáveis escondidos no jogo, como bandas desenhadas ou bonecos. Recolher tudo isto faz parte da diversão e eles são frequentemente encontrados pendurados em saliências ou outras situações perigosas. A história é mantida vaga o suficiente para que o jogador queira continuar, mas quando começam a faltar explicações o efeito do mistério acaba por não ter a mesma eficácia.

Mayhem in Single Valley é um jogo divertido e diferente que irá agradar a jogadores de vários géneros. Visualmente agradável e com uma banda sonora envolta num sistema de colecionismo, este é um jogo que pode dar uma boa dose de horas de jogo aos jogadores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster