Análise: Bonfire Peaks

Bonfire Peaks é um jogo de aventura e puzzles que conta a história de um homem que lentamente faz a jornada de subir uma montanha. O jogo está recheado de metáforas e a escrita é geralmente boa. A jogabilidade dos puzzles é simples, mas o jogo pode tornar-se um pouco entediante.

Basicamente o jogador tem que posicionar caixas e transportá-as para uma fogueira. Em cada nível temos várias caixas de coisas, e a nossa personagem deve queimar estas caixas, com a fogueira a estar quase sempre imediatamente inacessível, sendo necessário utilizar as caixas para criar uma forma de chegar até à fogueira. A nossa personagem consegue subir uma caixa, mas não consegue escalar ou saltar, portanto temos de criar um caminho simples que nos leve até à fogueira.

Cada puzzle de Bonfire Peaks faz parte de um conjunto de puzzles, representado por fogueiras apagadas agrupadas. Podemos trocar de lugar e completar os puzzles na ordem que acharmos que faz mais sentido, embora os puzzles sigam uma ordem que faz sentido. Bonfire Peaks tem uma história emocional profunda e é esse um dos aspetos melhor conseguidos do jogo. Conforme subimos a montanha vê-mos pequenos cenários na encosta da montanha, como um sofá e sempre que completamos um nível e queimamos estas coisas, recebe uma nova caixa em troca para usar para escalar para a próxima área.

Bonfire Peaks é um jogo de puzzles realmente bom e com uma arte adorável. A história é profunda, mas requer alguns saltos lógicos do jogador e acho que teria muito a ganhar se fosse um pouco mais óbvia, com algumas dicas sobre quais os temas que as metáforas abordam. Desta forma muitos jogares irão apenas focar-se na jogabilidade e apesar do conceito da jogabilidade ser bom, pode tornar-se um pouco repetitivo com o tempo, já que no geral apenas existe um aumento de dificuldade e não um acrescento de novos elementos.

Se gostam de jogos de puzzles, Bonfire Peaks pode ser uma boa proposta. É um jogo desafiante e que se complica com o tempo. A sua história quando compreendida é realmente boa, mas irá passar ao lado de muitos jogadores. Também convém ter em atenção a falta de variedade do jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster