Análise: Cecconoid

Cecconoid é um twin shooter de inspiração retro, tentando imitar os visuais da era 8bit. A inspiração dos anos 80 é algo que temos visto a aparecer de forma exaustiva e sinceramente começamos a ficar um pouco fartos deste revivalismo, mas Cecconoid consegue fazer as coisas de forma diferente. Primeiro porque consegue com alguns filtros e truques visuais parecer um jogo moderno que retrata um jogo antigo. Os visuais do jogo conseguem não ser genéricos, mesmo que tudo o que aparece no jogo por detrás do filtro que faz com que o jogo pareça um monitor CRT, pudesse existir na era 8bit.

A história de Cecconoid é bastante cativante, inspirada em Metroid, retrata a nave Equinox que está a ser atacada e o malvado Stormlord e lacaios tentam com todos os seus recursos destruir a nossa nave. A última esperança da humanidade é a cápsula de ataque Samirai-1, que tem primeiro localizar a chave que desbloqueia o núcleo da nave Stormlord e aniquilar tudo à sua volta. Apesar das suas inspirações, a história de Cecconoid é bastante “cheesy”, mas no bom sentido, dando-lhe um sentido de humor que pessoalmente gostei.

No que toca às mecânicas de jogo Cecconoid é muito próximo do que nos habituámos a esperar de um jogo do género. Em cada zona somos avisados dos perigos que temos de neutralizar, mas no geral é um shooter side-scroll bastante tradicional, mesmo que não seja tão focado em combate rápido como outros jogos do género. Aqui há uma ênfase maior no posicionamento da nossa pequena nave, tentando que movimentos precisos sejam o suficiente para evitar mísseis e neutralizar as naves inimigas.

A nossa pequena Samurai-1 também parece menos poderosa do que as naves que controlamos em outros jogos do género. A precisão dos nossos disparos é essencial, sendo tão importante a precisão na defesa como é no ataque. Com o tempo vamos tendo acesso a ataque mais fortes e habilidades, no entanto os nossos disparo parecem sempre ser um pouco fracos.

Cecconoid é um bom jogo, com visuais realmente interessantes e uma banda sonora que assenta na perfeição no jogo, no entanto tem algumas problemas de ritmo. Este foco na precisão que referi acima faz com que o jogo parece um pouco lento e pode tornar-se até um pouco aborrecido. Se são fãs de experiências realmente retro talvez Cecconoid seja exatamente o que estão à procura, mas muitos jogadores modernos irão achar Cecconoid simplesmente aborrecido.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster