Antevisão StarForge

Hoje trago-vos um jogo com o qual me diverti bastante a jogar, StarForge . É um jogo que ainda se encontra em versão Alpha, por isso ainda lhe esperam grandes alterações, no entanto irão reparar que este jogo apesar de estar em versão alpha já apresenta grande qualidade.

O jogo não me apresentou grandes dificuldades, posso dizer que não é daqueles jogos em que o jogador não sabe o que fazer ou aqueles em  que um jogador dificilmente consegue completar uma missão, é um jogo bastante acessível para todos os jogadores.

Então, o que eu posso dizer acerca do jogo é que este se encontra quase acabado, isto é, em breve deve chegar a versão final. StarForge tem algumas características muito interessantes que me fazem lembrar o Minecraft, mas vocês irão perceber que este jogo apesar de apresentar algumas semelhanças tem uma boa dose de diferenças que o tornam bastante unico.

StarForge é um jogo de sobrevivência misturado com construção, que combina elementos de RPG e FPS, um pouco como Minecraft. Apesar de o jogo ser bastante recente, como já dissemos ainda se encontra em fase alpha, já apresenta um elevado número de seguidores, podemos dizer que foi desde o projecto indiegogo.

Acho que vos devo dizer que a versão alpha que se encontra disponível actualmente na Steam não inclui muitas das características que vocês irão ver na grande parte dos trailers do Starforge, mas isto não quer dizer que não vale a penas ainda comprar, posso garantir que o jogo não irá decepcionar-vos.

Os monstros são, obviamente, muito fracos inicialmente, mas vão ficando cada vez mais fortes com o evoluir das rondas, e vão aumentando em número também. Até agora, existem apenas dois modos de jogo disponíveis: Fort Defense e Creative. Um pouco como nas mais recentes versões do Minecraft.

pic18

O Fort Defense é o modo principal do jogo, que é apresentado nos vídeos de gameplay , este modo encontra-se disponível em singleplayer e multiplayer.

Os jogadores devem proteger uma espécie de câmara de contenção de ondas de criaturas alienígenas gigantes, para isso necessitam de apanhar todos os recursos que caem durante todo o nível e durante a construção. O player pode escolher entre diversos tipos de materiais com diferentes durabilidades. A madeira (wood) , por exemplo, é a mais fraca, mas o material é  o que apresenta o recurso mais fácil de  encontrar  no jogo, logo será o  recurso disponível no inicio do jogo. Metal e betão (concrete), por outro lado, devem ser recolhidos em primeiro lugar, assim torna-se mais forte a construção feita por o jogador.

No meu ver acho que o mecanismo escolhido para aplicar os materiais torna o jogo um pouco complicado, pois como o ambiente do Starforge não é em blocos como no Minecraft torna-se mais complicado acertar no lugar onde quereríamos colocar o material. Isto torna especialmente complicado reforçar e construir o forte entre os inimigos. Pois perde-se muito tempo, o que leva o jogador a apanhar menos recursos e a não conseguir construir melhor o seu forte. Mas posso dizer que em modo multiplayer isto vai causar um grande problema.

Starforge_v0_2012-09-19_21-25-37-70

O jogador pode criar vários tipos de torres com as várias combinações disponíveis com os recursos que conseguir apanhar.Com as combinações feitas pelo jogador as torres irão ficar mais fortes contra os aliens. Mas no entanto, posso assumir que a torre ficará muito mais cara para o jogador, mas mais forte.

Um problema que eu tive com as torres é que os materiais são realmente difíceis de colocar no sítio que queremos. Eles não se podem colocar em qualquer superfície, assim ao construir uma torre, tive que criar também umas plataformas mais amplas nos cantos, para no fim ao andar na torre não cair quando recuasse.

Não é só um jogo de defesa e um jogo de construção, mas também parece ter um aspecto profundo RPG. A página de estatísticas apresenta diferentes habilidades que o jogador pode evoluir de nível, utilizando-os. Há uma árvore de habilidade para habilidades pessoais para a personagem como atletismo, agilidade, vôo, escudos e condução.

Acerca do retrato da personagem existe um botão que diz “SWAP Hero ” que ainda não funciona, mas é algo que nos diz que jogador vai ser capaz de criar o seu perfis e até mesmo ter possíveis classes diferentes que encaixem no estilo do jogo.

Existe ainda uma página que mostra ao jogador todas as habilidades passivas que pode ainda desbloquear. No entanto, ele não nos diz se existem já essas habilidades no alpha ou como o jogador vai conseguir desbloqueá-las uma vez que estas estejam disponíveis.

starforge-first-build

Agora vou falar do modo criativo, este é mais uma demonstração física do que qualquer outra coisa. Os recursos estão disponíveis em todo o mapa, nas árvores que o jogador pode cortar usando uma arma para fazer blocos de madeira. As paredes são a única coisa que o jogador pode construir por agora. Não existe nenhuma maneira de construir janelas ou portas por agora.

Os mundos são incrivelmente imensos, verticalmente e horizontalmente. Eu testei isso através da construção de uma  torre de Babel para o espaço. Parecia difícil chegar ao espaço inicialmente, mas eu consegui chegar até ao ponto em que podia ver as estrelas e um planeta que está a ser destruída por um asteróide gigante.

StarForge ainda está em uma fase incrivelmente precoce de alfa e não há realmente muito a fazer no jogo. No entanto, as características mínimas revelam um enorme potencial do jogo. Ainda há muitas coisas que não aprendi a fazer no alpha. O que sabemos sobre o jogo é que ainda tem alguns pequenos problemas, mas é bom referir que a codehatch está constantemente a melhorar o jogo e eu tenho certeza que em breve, teremos um jogo completo muito bom para se jogar, seja em singleplayer ou Multiplayer.

Deixo-vos aqui o conselho de comprarem este jogo, que se encontra à venda agora na Steam com um elevado número de apoiantes, por isso experimentem que eu acho vai haver alguns viciados por aí.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster