Ouya quase a chegar promete XBMC e emuladores

A primeira consola baseada em Android está quase a chegar às mãos de quem a comprou durante a campanha no Kickstarter. Os restantes terão de esperar até junho para a poderem comprar.

Com centenas de jogos já confirmados, que vão desde alguns ports a novos jogos pensados para a Ouya, esta nova consola parece prometer algumas mudanças na industria. A Ouya parece não funcionar muito por gerações como as restantes consolas da Sony, Microsoft e Nintendo, optando por um sistema parecido ao dos Smartphones, com o lançamento anual de novo hardware.

Apesar da enorme quantidade de jogos, muitos dos primeiros compradores parecem estar atraídos por outras capacidades da consola, algumas menos legais que outras.

A Ouya promete ser um óptimo Media Center com o XBMC que se tornou popular no Windows e Linux a liderar o interesse dos utilizadores. Aliás, foi o anuncio de que o XBMC iria apoiar a Ouya que aumentou bastante o interesse na consola. Com os aparelhos dedicados a serem normalmente mais caros a Ouya pode ser o Media Center que todos querem ter em casa. Com serviços como o Netflix ainda longe do território nacional e devido à inexistência de serviços como o Spotify ou Music Box ligados ao cinema, a verdade é que a Ouya pode servir de Media Center para o pirata dentro de nós.

Outro grande apelativo da Ouya parece ser a emulação com vários emuladores já confirmados para jogos NES, SNES e N64. Para quem está à parte do mundo da emulação talvez isto não seja um problema, mas quem conhece um pouco este mundo sabe que apesar de os emuladores não serem ilegais, a verdade é que os ROMs que são utilizados são, pelo menos grande numero. O facto de grande parte dos emuladores dizerem respeito  a consolas da Nintendo também não ajuda, podendo a Nintendo caso queira dificultar a vida à Ouya.  A Nintendo tem apostado na venda de alguns clássicos na sua shop e caso o sucesso afecte este negócio pode vir a tomar medidas.

Quanto a jogos exclusivos para a Ouya ainda temos que esperar por grandes jogos, pois os melhores lançamentos dizem respeito a jogos que já existem em outras plataformas. A Ouya promete ser o sonho de todos os produtores indie e apenas o tempo dirá que se o será ou não. Até lá a emulação parece ser o que os jogadores querem da Ouya.

Tiago Roque

Comment (2)
Tiago Roque
April 3, 2013

Assim que recebermos a nossa iremos lançar uma análise à consola.

Reply
Valerio Vaz
April 3, 2013

E também um unboxing vídeo!

Reply

Leave A Comment