Análise Art Academy: SketchPad

Não sou propriamente  a melhor pessoa para falar sobre este tipo de jogo, não porque não tenha gosto pelas artes, mas porque a desenhar sou um verdadeiro zero. Essa é alias a razão pela qual não dou realmente uso às funcionalidades de desenho do Miiverse. Quando a Wii U anunciada, uma das muitas coisas que a Nintendo mostrou foi que podíamos usar o Gamepad para desenhar. No entanto, quando foi lançada apenas podíamos desenhar no Miiverse. Se já usaram esse funcionalidade, então sabem que é difícil desenhar alguma coisa, o que não impediu trabalhos de grande qualidade.

A realidade é que quando se sabe desenhar não se precisa de grande software para o conseguir fazer. Obviamente que desenhar no Corel Painter é muito melhor que no Paint do Windows, da mesma forma que desenhar em Art Academy é melhor que desenhar no Miiverse. Este maior poder para criar verdadeira arte aliado com as funcionalidades de partilha do Miiverse são uma aliança realmente poderosa e são o maior trunfo de Art Academy: SketchPad. Infelizmente o jogo não faz qualquer esforço a ensinar os noobs das artes. Não estava à espera de aprender realmente uma habilidade que não possuo mas ficava satisfeito se aprendesse realmente alguma coisa de novo.

Existe uma opção no menu inicial chamada aulas, o que me leva a pensar que a Nintendo está realmente a pensar em jogadores como eu, no entanto ainda não posso realmente ver de que se trata uma vez que a opção ainda não está disponível. Junto a esta está também a galeria, ainda indisponível e que deve um dia mostrar os melhores trabalhos dos jogadores no mundo.

Assim como qualquer outro aplicativo de arte, Art Academy : SketchPad permite aos jogadores desenhar tudo o que possam imaginar. É um grande esforço até chamar a isto um jogo, é na realidade uma aplicação como muitas que existem para tablets e smartphones e é isso que lhe vou chamar. Ao contrário da maioria das aplicações para arte digital , Art Academy fornece ferramentas tradicionais, como pastéis , lápis de cor e de carvão vegetal para a criação de arte. O utilizador pode escolher entre três formas de superfície,  lisas, cartucho e pastel o que permite um maior controle sobre o trabalho que vai fazer. Relativamente ao que já existia no Miiverse a maior novidade é a existência de cor.

Art Academy também tem um sistema de mistura . Assim como com os materiais reais , qualquer cor que escolherem pode ser misturada com outras para criar toda uma nova gama de cores. Não existindo uma noção de pressão em Art Academy: SketchPad, o utilizador fica obrigado a passar pelo sitio que quer escurecer mais do que uma vez até ter a tonalidade que quer quando pinta com carvão por exemplo.

Untitled

Art Academy: SketchPad tem uma banda sonora bastante calma composta por instrumentos de orquestra que realmente dão uma calma aos utilizadores que ajuda à criação artística. A música combina muito bem com o tema e é perfeita para nos colocar  em modo criativo, mas assim que começam a pintar a musica pára e não há forma de alterar isso. Não há razão nenhuma para que isto não seja uma escolha do utilizador e na minha opinião é um ponto contra.

Tendo em conta o preço recomendaria Art Academy: SketchPad a praticamente todos os possuidores da Wii U, mas a realidade é que não vejo razão para que quem não tem realmente um dom para desenhar o faça. Art Academy: SketchPad tem uma função simples, desenhem o melhor que conseguirem e partilhem no Miiverse à espera de elogios. Obviamente que os artistas entre vocês vão ter uma opinião diferente desta. Art Academy: SketchPad faz o que deve fazer e bem, mas não se aventura longe disso o que pode afastar alguns jogadores.

7/10

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster