Análise Game Dev Tycoon

Muitos jogadores sonham um dia fazer um jogo, mas esquecem-se muitas vezes que nem só de criatividade vive o processo de criação. As contas continuam a ter que ser pagas enquanto se cria o nosso jogo e quando se tem um projecto mais ambicioso é preciso ajuda, normalmente paga. Também todos achamos que depois de sairmos da universidade não voltaremos a ser avaliados da mesma forma, mas mal lançamos o primeiro jogo vemos que as coisas não são bem assim quando vemos websites a dar notas como se fossem entendidos na matéria.

A vida de um criador de jogos não é fácil e requer tanta ou mais paixão por jogos como nós reviewers ou os próprios jogadores. Como a nossa própria experiência de vida não é muito interessante para nós próprios normalmente, não é de estranhar que nunca ninguém tenha pensado em criar um videojogo baseado na criação de videojogos. Pelo menos até agora. Em Game Dev Tycoon somos um criador de jogos na era mais arcaica da industria. Quando mais importante que o grafismo era a imaginação do jogador.

O nosso ambiente criativo de trabalho é a garagem dos nossos pais e a escolha de plataformas também não é muita, pelo menos até a Ninvento lançar a TES (qualquer parecença com Nintendo e NES devem ser consideradas válidas). Temos que escolher o nome do nosso jogo, um tema, tipo e plataforma. Podemos depois então começar a criar o nosso Dungeon RPG para TES chamado Xelda por exemplo. Escolhemos o melhor tipo de grafismo a que temos acesso e passamos para as primeiras escolhas criativas. Tratando-se de um RPG o motor de jogo não é muito importante e vamos optar por dar maior atenção à história e jogabilidade. Eu tinha em mente Zelda nesta fase por isso dei maior atenção à jogabilidade mas depois de mais algumas escolhas como grafismo, som e diálogos coloco o meu jogo à venda apenas para ser completamente aniquilado por más criticas.

Este é o processo mais simples em Game Dev Tycoon que irão repetir muitas vezes, até terem aceso a projectos mais complexos em que podem dar grande atenção a todos os aspectos do jogo pois tem mais funcionários no vosso estúdio. Game Dev Tycoon é um jogo bastante divertido que mistura simplicidade e acessibilidade com alguma complexidade que vai aparecendo no decorrer do jogo. O humor é simplesmente genial. A forma como o jogo nos conta toda a história da industria dos videojogos desde antes do lançamento da NES até ao futuro previsto, sempre com nomes alterados mas reconhecíveis é bastante divertida mas fiel à realidade. A complexidade do jogo está também intimamente ligada à forma como o jogador joga. Se começarem projectos maiores, forem às feiras, usarem campanhas marketing e serviços de hacking para sabotar a concorrência podem ter a certeza que o jogo ae torna mais complexo. O objectivo do jogador é criar um verdadeiro hit de vendas.

4_offices

Se com um jogo mediano podem fazer algo como 200k no inicio do jogo com um custo de produção de 40k por exemplo, com um jogo bem recebido podem fazer muito mais. Lembro-me de criar um jogo que custou 80k a criar mas render 4.6 milhões. São esses jogos que querem criar e o jogo faz questão de não o tornar fácil. Podem pensar que é uma questão de entrar o sítio certo para colocar todas as barras mas na realidade existem muito mais variáveis, especialmente quando começam a trabalhar em equipa. A forma como a criação do jogo e feita é também a minha maior crítica ao jogo. Sabemos que as barras representam a atenção dada a cada componente do jogo, mas nunca é muito óbvio o que estamos realmente a alterar.

Não sei se são horas de trabalho ou o que é realmente e torna-se menos óbvio com o tempo. Seria de esperar que com mais funcionários se poderia dar a mesma atenção a todas as componentes mas não parece acontecer isso. Acaba por ser um processo de tentativa erro que não penaliza muito o jogo graças à sua componente de rejogabilidade. Apenas podem jogar 32 anos o que faz com que o devam jogar várias vezes herdando todas as dicas que vão recebendo.

GameDevTycoon_Screen5

Em termos audiovisuais o jogo está relativamente bem conseguido. Tem uma atmosfera relaxada e paleta de cores vivas que combinam com um som de fundo bem disposto. Pessoalmente gostaria de ter visto um pouco mais em alguns aspectos. Porque não deixar o jogador criar a capa do jogo através de alguma opções pré-definidas por exemplo. Nem sempre é também óbvio o que estamos realmente a escolher durante o processo de criação do jogo, mas isso é um problema menor num jogo bastante divertido e que no coloca num papel que raramente estamos, mas que muitos gostariam de estar.

8/10 

Tiago Roque

Comment (1)
Joel Santos
September 2, 2013

O jogo está bem conseguido tendo em conta que foi desenvolvido por duas pessoas. Faltou foi mencionar que roubou muita coisa do jogo Game Dev Story, para Android https://play.google.com/store/apps/details?id=net.kairosoft.android.gamedev3en&hl=en

Reply

Leave A Comment