Análise: Avadon 2: The Corruption

Tal como todos os jogos da Spiderweb Software, Avadon 2: The Corruption é um bom jogo, um bom RPG mas que graças ao baixo orçamento não irá atrair muitos jogadores além da sua normal legião de fãs. O primeiro Avadon pode ser encontrado numa série de plataformas e já fez parte de alguns bundles, portanto podem facilmente encontra-lo. É um RPG gigante e apesar de ter mais em comum com jogos com mais de dez anos, é um jogo bastante divertido de jogar.

Infelizmente não agradar a todos os jogadores, nem mesmo aos fãs da Spiderweb que viram alguns sistemas a que estão habituados a serem simplificados. Eu chamaria a isto uma evolução, pois nem sempre sistemas complexos são benéficos par ao jogo. Se compararmos o primeiro Avadon com outros jogos da Spiderweb como a saga Geneforge vamos encontrar algumas diferenças, como menos opções na criação de personagens e a recuperação da totalidade da vida depois de um combate, mas nunca senti que isso torna-se o jogo demasiado fácil e todos eles tornaram o jogo melhor e isso pode notar-se nos resultados das vendas. A primeira coisa que se faz quando se tem um orçamento pequeno e uma grande ambição é não desperdiçar recursos e quando olhamos para Avadon 2 podemos ver que foi reaproveitado muito do trabalho colocado no original.

avadon-2-the-corruption-18477

 

A jogabilidade e aspecto geral é muito semelhante senão igual. Existe no entanto uma nova classe de suporte, o Tinkermage que é especialista em armadilhas e torres sentinelas, assim como dar buffs aos companheiros e debuffs aos inimigos. É uma classe bem útil e que traz algo de novo às batalhas tornando-as bem mais profundas. A história começa num posto avançado onde estamos de vigia. Somos enviados numa missão de reconhecimento que serve como tutorial.

O inicio é fantástico, somos bem introduzidos a todas as mecânicas do jogo e ao mundo de Avadon. Quem jogou o interior não vai achar que perdeu tempo, com alguns novos pormenores a serem introduzidos. Os acontecimentos do primeiro jogo tiveram um forte impacto no mundo de Avadon, com a fortaleza negra e o seu ditador a já não serem tão temidos como antes, o que faz com que todo o mundo comece a revoltar-se ao sentir a fraqueza.

avadon-2-the-corruption-18475

 

Podemos seguir o caminho de ajudar estas revoluções e trazer um futuro incerto ao mundo ou ajudar o poder regente e voltar a um mundo sem guerra mas sem liberdade. A história tem várias reviravoltas interessantes e temos muitos companheiros com as suas ideias e escolhas que temos que aprovar ou não. O jogo tem tendência a resolver tudo com conflito, o que seria de esperar, pois resolver todos os problemas com democracia não faria deste jogo muito divertido e quando se tem um combate tão bom como Avadon 2 tem o melhor é mesmo usá-lo.

O jogo ficaria a ganhar caso houvessem mais momentos de escolha, mas também sei o difícil que isso seria de implementar, especialmente para uma equipa tão pequena. Grafismo e som são praticamente retirados do jogo anterior, não se notando praticamente qualquer evolução.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster