Análise: Rise & Shine

A Adult Swim Games tem lançado dos jogos indie mais originais que tenho memória recentemente e Rise & Shine além da sua premissa e mecânicas originais é também um dos jogos de melhor qualidade global que a editora lançou.

Rise & Shine é um jogo de acção 2D no género normalmente apelidado de Run and Shoot. Apesar deste ser um jogo mais lento e pausado do que os grandes nomes do género como Contra ou Metal Slug, a qualidade é bastante acima da media. A principal diferença de Rise & Shine é a forma como se aponta e dispara. Enquanto que em maior parte dos jogos do género temos uma mira sempre presente ou podemos simplesmente disparar sem apontar para uma direcção, aqui temos de apontar com o botão direito do rato o que faz aparecer a mira e só depois podemos disparar.

Apontar faz também com que a nossa personagem se movimente mais devagar. Mas este não é um jogo tradicional, optando por bloquear o ecrã em quase todos os confrontos existindo quase sempre uma parede bem colocada e que podemos usar como protecção, pois o jogo inclui um sistema de cover similar aquilo que podemos encontrar em quase todos os jogos de acção actuais.

Além do disparo normal, Rise & Shine contém ainda dois tipos de munições, a normal e uma eléctrica que é mais eficaz contra inimigos robóticos, que são a maioria. Além disso existem três tipos de disparo, o normal, o teleguiado e o explosivo. Ambos são bem mais úteis nos puzzles que o jogo nos apresenta em quase todos os níveis do que em combate. Excepto um dos inimigos que usa um escudo e tem que ser derrotado com o disparo explosivo e uma ou duas ocasiões em que precisamos de derrotar um inimigo protegido por uma parede por exemplo, não há muita utilidade para estas alternativas. Estas variações de disparo são uma boa ideia, no entanto a realidade é que estamos presos a um só arma durante todo o jogo. Embora esse facto seja importante na narrativa acaba por ser pouco satisfatório. A história é uma carta de amor à industria, com referencias a várias franquias, num mundo construído por todos os clichés dos videojogos.

Rise & Shine brilha em especialmente dois dos seus aspectos. Apesar de a história e jogabilidade serem ambos de grande qualidade, é na apresentação e design dos níveis que este brilha e supera a concorrência. Não é de todo um jogo longo. A minha Steam depois de chegar ao fim da historia marcava apenas 2 horas e acho que estando com mais atenção conseguia fazê-lo em menos tempo. No entanto, cada nível do jogo está pensado para proporcional a melhor experiência ao jogador, fazendo com que cada secção do jogo seja divertida de jogar. Obviamente com uma longevidade de 2 horas não é difícil dizer que o jogo não cansa, mas mesmo assim é preciso louvar a qualidade. A apresentação é também um dos seus pontos fortes, as cores vibrantes e o estilo cartoon fazem deste um jogo único que qualquer fã do género vai adorar mesmo que seja mais pausado.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster