Análise: Old School Musical

Old School Musical é um daqueles jogos que dificilmente eu compraria caso não tivesse o privilégio de receber uma chave para a análise do jogo aqui no ComboCaster. É um jogo de que nunca tinha ouvido falar  e que simplesmente saltei para dentro do jogo sem grandes trailers ou imagens. Old School Musical é um jogo que vai buscar inspiração à cultura dos anos 80 e 90 e conta com os protagonistas Rob e Tib. O jogador é colocado à prova pela mãe dos protagonistas enquanto ela os treina para serem heróis. A vida de Rob e Tib começa a correr realmente mal quando a sua pequena ilha começa  com problemas e cabe ao jogador salvar o dia.

Isto pode parecer a premissa de um qualquer jogo de qualquer género, mas Old School Musical é um rítmico, algo que o nome deixa antever. O que Old School Musical realmente faz de diferente é nos mundos para onde as personagens viajam, já que baseiam nos jogos retro das épocas que referi acima.

Visualmente é um jogo extremamente colorido que se baseia num estilo pixel art que nunca cai na banalidade, que começa a invadir os jogos que apostam neste estilo visual, graças a uma identidade muito própria no design das personagens e cenários.

A música é a estrela aqui já que todas elas nos remetem para jogos muito específicos sem nunca serem retiradas de lá. Um bom jogo do género pode sobreviver apenas com boa música e jogabilidade, mas mais do que ser um bom jogo do género, Old School Musical é um bom jogo e isso deve-se à boa jogabilidade que está ao nível do melhor que encontramos neste género.

 

O modo de história não é a única coisa que podemos fazer em Old School Musical. Depois de concluí-lo podemos jogar um capítulo que ainda não foi contado. O jogo apenas fica melhor depois de acabarmos a história já que temos também uma série de modificadores que tornam tudo um pouco diferente. Mas este não é um jogo perfeito. Um dos problemas que detetei é que não há “countdown” para voltar ao jogo quando saímos de pausa. Isto é algo comum em todos os jogos rítmicos de que tenho memória e ajuda imenso em entrar no ritmo depois de uma paragens

Old School Musical é um jogo fenomenal. Acredito que não seja para todos os jogadores e se não fosse por causa desta análise muito dificilmente eu seria um dos jogadores que lhe daria uma chance. Mas não posso deixar de realçar a qualidade do jogo. Este é um pacote onde os criadores pensaram em quase tudo que o jogador poderia querer de um modo arcade e os fãs de jogos retro irão sentir-se em casa graças à escolha das músicas. A jogabilidade está também no extremo do melhor que se pode fazer no género, por isso se forem fãs é um jogo obrigatório. Caso não sejam fãs do género não deixa de ser um jogo que recomendo vivamente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster