Análise: Essays On Empathy

Essays On Empathy é uma coleção de jogos desenvolvidos nos últimos anos, que vão desde pequenas experiências a verdadeiros jogos, este é um jogo para os fãs de arte pixel e boas histórias. Essays on Empathy não é um jogo tradicional, mas sim uma coleção de experiências interativas curtas que a Deconstructeam lançou de 2015 a 2021. Cada jogo é acompanhado por uma galeria de arte e um minidocumentário, em que a equipe de desenvolvimento nos conta um pouco do desenvolvimento do jogo e o que se passou depois do lançamento. Todos os jogos eêm algo em comum e principalmente visualmente Essays On Empathy é bem mais coeso do que uma simples coletânea de jogos.

Como cada um dos jogo é muito curto, tentar explicar cada um iria eliminar a maior parte da experiência. A parte mais importante do jogo é realmente descobrir cada uma destas experiências. É como ver Love, Death & Robots na Netflix, onde mesmo que não gostemos de um episódio, são apenas alguns minutos que perdemos e podemos passar para o seguinte que oferece algo bem diferente e podemos adorar.

Depois de completar cada jogo individual, podemos ainda assistar ao minidocumentário que o acompanha e ouvir como cada experiência surgiu. Se a parte “jogo” de Essays On Empathy já me agradou, estes pequenos documentários são a cereja no topo do bolo. Se gostam não apenas de jogar, mas também têm interesse na industria irão sentir o mesmo que eu. Se jogarem os jogos em ordem cronológica irão também aprender muito sobre todo o estúdio e a forma como alguns jogos acabaram por influenciar outros. São também estes pequenos documentários que acrescentam valor ao jogo, já que muitos dos jogos incluídos são até gratuitos fora do pacote de Essays On Empathy, mas pelo valor, este pacote vale bem a pena, oferecendo uma experiência bem melhor do que tentar pescar cada um dos jogos de forma isolada.

Essays On Empathy é uma janela para dentro do estúdio da Deconstructeam, oferecendo não apenas os jogos, mas também uma visão do processo de criação. Isto não é algo que encontremos com facilidade e pessoalmente gostei muito tanto dos jogos incluídos como tudo o que os rodeia.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster