Análise: Tennis Manager 2021

Tennis Manager 2021 é um jogo que pretende levar o género simulador de gestão de desporto para o mundo do ténis. O género tem ficado quase exclusivamente reservado para o futebol e é realmente interessante ver de que forma pode funcionar noutros desportos. Já por aqui passaram jogos do género no mundo do Hóquei e Basquetebol e pessoalmente não via de que forma poderia ser adaptado a um desporto não coletivo.

A primeira coisa a realçar é que não podemos jogar os jogos de ténis em Tennis Manager. Em muitos dos jogos do género esta opção tem aparecido, algo que quebra um pouco o conceito já que não vemos treinadores a controlar a mente dos jogadores e felizmente Tennis Manager 2021 tem como único foco a gestão. Existem várias coisas que podemos fazer para ajudar o nosso jogador durante um jogo, como gritar palavras de encorajamento ou alterar as táticas do jogador, mas não podemos controlar mentalmente cada movimento.

Quem já jogou algum jogo do género vai sentir-se em casa, já que o jogo obedece a praticamente todas as boas práticas, oferecendo uma UI limpa e simples que irá parecer familiar, mesmo que não percebam nada de Ténis. O nível de detalhes usado na criação de Tennis Manager 2021 é muito e por vezes até surpreendente. Além de podermos escolher o treinador, podemos escolher uma série de opções, como o género e a idade do treinador.

Outra grande parte de Tennis Manager 2021 é a capacidade de não apenas escolher entre vários clubes existentes, mas também a capacidade de criar seu próprio clube, apesar de o jogo nos avisar de que não devemos fazer isso na primeira vez que estamos a jogar já que torna o jogo mais complexo. Depois de fazerem parte de um clube, temos de contratar uma equipa para os jogadores, o que ajudará a mantê-los saudáveis e em boa forma física. O treino em si é complexo, com muitas opções e no início devem sentir-se tão perdidos como eu me senti.

Como treinador, também têm que lidar com situações sociais, como conferências de imprensa ou dialogar com os jogadores. Estas conversas a imprensa acontecem antes das partidas e com os jogadores antes e depois das partidas. Quando se trata de conversar com os jogadores, as escolhas que fazemos irão afetar diretamente a sua mentalidade no jogo. Muitas das coisas que temos que ter em mente são bastante óbvias, como por exemplo, se pedir-mos mais força no serviço temos de ter a noção de que a sua precisão irá ser menos. Se tivermos um jogador com pouca precisão e lhe pedir-mos serviços com mais força não podemos esperar bons resultados.

Conhecer os jogadores é aqui a chave para o sucesso. É o elemento mais importante para ter qualquer tipo de resultados e o equilíbrio entre aquilo que lhes pedimos e aquilo que eles podem realmente oferecer ditará o resultado do jogo. Tennis Manager 2021 consegue ser um jogo emocionante, pois podemos ver a evolução da equipa e de cada jogador enquanto estes sobem na classificação. Se gostam do género e do desporto em si esta é uma excelente proposta para vocês, capaz de oferecer uma boa dose de realismo e complexidade.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster