Análise Euro Truck Simulator 2

Euro Truck Simulator 2 é um jogo sobre aquela profissão de sonho que é ser camionista.  Depois do jogo fazer um bom trabalho a explicar porquê é que esta é a nossa profissão de sonho, os jogadores começam a sua aventura com humildade. com uma garagem vazia na cidade natal à sua escolha, e uma empresa com nenhum camião em seu nome. O jogador começa por tomar postos de trabalho para outras empresas, ganhar dinheiro com pequenos trabalhos até ter dinheiro para comprar o seu próprio camião. Depois de terem mais liberdade ao comprarem um camião serão também bem melhor remunerados, mas estes trabalho requerem maior responsabilidade. Depois de terem trabalho têm que ir até ao sitio onde está a carga e atrelar. O próximo passo é iniciar a actualização da garagem, a contratação de outros motoristas para aumentar o lucro e, finalmente, a construção de um império de camionagem que abrange toda a Europa. Já começa a parecer menos ridículo não é?

Quanto mais tempo gastam em Euro Truck Simulator 2, mais há para fazer. A liberdade é imensa, chegando ao ponto de ser possivel poder pedir empréstimos para acelerar a nossa expansão. Além do aspecto da condução propriamente dita este é também um jogo de estratégia. É preciso ter em conta despesas como mensalidades de empréstimos e gastos com combustíveis. Felizmente os criadores conseguiram toda esta profundidade ao mesmo tempo que conseguiram manter tudo simples, com um design muito bem conseguido nos menus. Mais do que simplesmente um jogo sobre condução, Euro Truck Simimulator 2 possui alguns elementos de RPG para manter as coisas interessantes. Trabalhos de sucesso ganham experiência, o que leva a pontos de habilidade. Pontos de habilidade podem ser gastos para melhorar a proficiência em certos tipos de emprego, desbloqueando novos tipos de carga, ou até mesmo investir em eficiência de combustível. Melhorar as habilidades pessoais e construir um negócio a partir de um motorista solitário até uma frota é tão importante como ir de A a B.

Conduzir os camiões da forma mais realista possível é a jogabilidade oferecida pelo jogo. Oferecendo um enorme mapa que mede o comprimento e largura da Europa, há muito tempo a ser gasto em estrada aberta, e muita distância para cobrir, no entanto não precisam de conduzir em tempo real toda a distancia. O jogo oferece a profundidade que o jogador deixar, mesmo os jogador mais casuais podem encontrar uma boa experiência com sessões de jogo curtas, enquanto que quem o quiser tem conteúdo e jogo suficiente para horas e noites a fio. A acessibilidade é, de fato, uma de suas mais fortes qualidades. Um tutorial sólido essencial é fácil de entender, como é seu roteiro claro e simples. O primeiro impacto pode deixar alguma má impressão, ainda bem que é um trabalho curto, pois o resultado habitual é desastroso, mas rapidamente se conseguem aventurar em viagens através de uma série de países.  Semáforos, câmaras de velocidade, e a necessidade sempre presente de manter os olhos na estrada evita a monotonia. É muito fácil começar a ficar muito seguro de si, acelerando ao longo de uma auto-estrada sem levar em conta outros motoristas e os limites de velocidade, mas quando começarem a ver as multas pensam duas vezes antes de arriscar.

Quando um erro ocorre, é quase sempre culpa do jogador, mas existem alguns momentos em que os outros condutores da estrada controlados pela IA compõem um problema. Aparentemente programados para apenas dirigir para a frente, os outros veículos têm o péssimo hábito de não fazer nada para evitar colisões. Não esperem que estes condutores abram espaços ou mostrem qualquer respeito por vocês. É como se os criadores tivessem feito scan ao cérebro do típico condutor português e enchessem a estrada com eles. Além disso depois de haver um acidente têm o habito de continuarem a provocar acidentes, não se mexendo obrigando-nos por vezes a empurra-los para fora da estrada. Estas frustrações inevitavelmente aparecem, mas são poucas e distantes entre si, e os motoristas experientes serão capazes de evitar muitas das armadilhas que levam a tais problemas. Apesar da irritação ocasional e a pressão para realizar trabalhos bem,  é ainda uma experiência terapêutica.  Não é fácil de explicar mas há algo de relaxante em conduzir um camião pelas ruas da Europa e as recompensas são grandes. É um jogo que recompensa bastante o mérito e quando olhamos para o nosso império sentimos orgulho.

Apesar de não ser o jogo mais visualmente avançado não deixa de ser impressionante. A partir da forma dos semáforos para a atmosfera dos cenários, há um senso de individualidade de cada território novo que descobrirem, e os camiões próprios são carinhosamente recriados com um nível de detalhe bastante bom. Além disso podem alterar os vossos veículos.  Talvez o aspecto mais divertido de Euro Truck Simulator 2, no entanto, é a sua música. Com o simples toque da tecla “R”, podem abrir um menu repleto de correntes europeus de rádios na internet.  Apesar de não seguir um conceito popular este jogo é muito bom no que faz e quem lhe der uma chance irá sem duvida ficar surpreendido. Apesar de ser um simulador à sempre aspectos que nos lembram que estamos num jogo e é isso que o torna divertido.

Não é um salto para o futuro dos jogos, mas é um simulador sólido que irá agradar a todos os que não se importem de conduzir um camião. Aliás, qualquer jogo que pegue numa profissão como esta e consiga quase que torná-la numa profissão de sonho tem bastante mérito e Euro Truck Simulator 2 consegue fazê-lo, acompanhando o percurso de sonho de qualquer camionista, desde pobre empregado até empresário de sucesso. Um caminho raramente real, mas que num jogo nos deixa completamente preenchidos e orgulhosos do nosso percurso.

Pontuação: 8.3/10

Requisitos do Sistema

Minimum:

    • OS:Windows XP
    • Processor:Dual core CPU 2.4 GHz
    • Memory:2 GB RAM
    • Graphics:GeForce 7600 GT-class equivalent
    • DirectX®:9.0c
    • Hard Drive:2 GB HD space
    • Sound:Direct-X compatible

Recommended:

    • OS:Windows 7
    • Processor:Dual core CPU 3.0 GHz
    • Memory:4 GB RAM
    • Graphics:GeForce GTS 450-class
    • DirectX®:10
    • Hard Drive:4 GB HD space
    • Sound:Direct-X compatible

Tiago Roque

Comment (2)
Marcelo
March 30, 2013

Concordo com tudo que você disse, amigo. Realmente esse jogo preenche o mérito, e isso é o que procuro em vários jogos que joguei. Não uso nenhum cheat, e a única coisa que acrescentaria no jogo que acho simples e importante é poder colocar o nome da sua empresa “estampado”na frente do seu caminhão. Poderia cruzar com um caminhão e ver sua marca por aí… Obrigado pelo comentário!

Reply
Tiago Roque
March 30, 2013

Obrigado pelo comentário. É realmente um óptimo jogo de simulação.

Reply

Leave A Comment