Análise: Monster Loves You!

Certamente conhecem aqueles livros em que têm que fazer escolhas. Certas partes do livro fazem uma pergunta que depois encaminha para uma certa pagina dependendo da vossa escolha. Mesmo que nunca tenham realmente lido um devem certamente conhecê-los. Estes livros foram a fonte de inspiração de alguns jogos ao longo tempo, normalmente jogos flash.

Este tipo de jogos enquadra-se dentro do género livro interactivo e pouco tem realmente de um jogo. Monster Loves You! é provavelmente o único deste género na Steam e no fundo apesar de ser óptimo no seu género a questão acaba por ser se este tipo de jogo deveria realmente sair dos jogos flash.

Monster Loves You! conta a história de um monstro desde que nasceu numa pequena poça até que é adulto. Cada uma das fazes do seu crescimento vai ser marcada por diversas aventuras em que o jogador terá de fazer decisões que irão mudar o desfecho da história. À medida que vão fazendo escolhas vão recebendo pontos nos vários traços de personalidade do vosso monstro.

Além de receber pontos podem também perde-los caso façam uma escolha errada. Normalmente é esta a consequência de cometer um erro, não existindo realmente nenhuma mais séria. Talvez apenas uma durante o jogo todo. Tudo isto faz com que seja bastante relaxante jogar Monster Loves You!.

Se por exemplo lutarem contra um perigo maior que vocês vão receber pontos de bravura mas se escolherem fugir vão receber pontos de inteligência. Especialmente nas fazes iniciais não existem realmente grandes consequências para as escolhas do jogador, sendo estas fazes dedicadas à construção da nossa personagem, no entanto à medida que chegam à idade adulta tudo se torna um pouco mais complexo.

Enquanto que na infância têm apenas que escolher o que fazer quando um amigo se aleija por exemplo, na idade adulta têm que fazer escolhas politicas que vão definir por exemplo se os monstros entram em guerra com os humanos. Há virtualmente uma grande quantidade de opções e digo virtualmente porque se escolherem jogar mais do que uma vez vão encontrar bastante diálogo repetido.

Todo o gameplay se baseia em carregar nas várias opções de diálogo que vão encontrando, não existindo qualquer outra forma de interacção com o jogo. Além disso não existem vozes ou qualquer animação. O jogo baseia-se em ir de ecrã estático em ecrã estático. Felizmente todos esses ecrãs são óptimos com um design colorido um pouco infantil mas que combina muito bem com o diálogo e história do jogo.

A qualidade do texto é o melhor aspecto de Monster Loves You!, o humor é óptimo e bastante divertido. Infelizmente é apenas isso. Não há realmente muito mais para falar sobre este jogo. Se querem experimentar algo diferente esta é uma boa proposta. É realmente um jogo divertido, no entanto é bastante curto, com pouco mais de uma hora de jogo e a jogabilidade é bastante simples, sem grande profundidade envolvida. Por estas razões é realmente bastante difícil recomendar este jogo sem ser para quem queira experimentar algo diferente.

Não está em causa se Monster Loves You! é bom ou não no seu género. Na realidade é o melhor deste género que joguei, mas se este é ou não um tipo de jogo que deveria ficar pelos jogos flash será mostrado nas vendas. Apesar de tudo na realidade gostei bastante do tempo que passei com Monster Loves You! mas reconheço as suas falhas.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster