Análise Dead Space 3 Awakened

Awakened é o primeiro DLC para Dead Space 3. Se querem saber mais sobre o jogo base leiam a nossa análise aqui. Se se lembram, a falta de conteúdo não era um problema em Dead Space 3 e a única critica que tivemos ao jogo era a falta do terror que marcou os títulos anteriores. Dead Space 3 dura cerca de 20 horas e Awakened acrescenta algo à volta de duas horas.

Depois do final que deixa tudo em aberto, seria de esperar que Awakened resolveria um pouco as coisas mas não é isso que acontece. Apesar das horas adicionais Awakened apenas substitui um cliff-hanger por outro, o que por muito que me custe admitir é bom. Nem todos os jogadores gostam de DLCs, e muitos compram apenas os jogos base. Como ficaria a história para os jogadores que não comprarem os DLCs? Essa é sem duvida a razão pela qual a Visceral não podia simplesmente oferecer o final que os jogadores queriam a partir de um DLC. 

Infelizmente isto significa também que estas poucas horas de jogo são irrelevantes. Não há realmente nada de novo e a única razão para comprar Awakened é realmente a história, que além de irrelevante para o panorama geral, não é propriamente boa. Além de muitos ambientes reutilizados existem alguns novos que têm tanta ou mais qualidade que os do jogo base. Depois do final de Dead Space 3, em Awakened irão continuar a acompanhar Isaac Clarke e John Carver que se vêem presos na superfície de Tau Volantis, sem saberem sequer se estão vivos ou mortos. A história do jogo é simplesmente a tentativa das duas personagens fugirem para Terra Nova.

Os cenários vão ser bastante familiares para os jogadores de Dead Space 3, assim como os inimigos. Não há objectivos diferentes ou qualquer mecânica nova. Irão passar o tempo a fazer exactamente a mesma coisa que fizeram durante a campanha de Dead Space 3, o que não deixa de ter aspectos positivos, é apenas a falta de inovação que é um pouco decepcionante. Algo de bom é que ao fazer isto, Awakened oferece-nos também tudo o que Dead Space 3 tem de melhor e alguns aspectos superior, especialmente em mostrar a crescente instabilidade mental das duas personagens.

Dead-Space-3-Awakened-1

É realmente uma pena que Awakened não oferece um pouco mais, no entanto parece-me ser uma boa decisão não oferecer uma continuação que pudesse comprometer uma verdadeira sequela. No fundo acaba por ser uma decisão difícil e que é uma discussão maior do que discutir apenas a existência deste DLC, é o próprio sistema de DLCs que passou a ser norma esta géração. Tentar capitalizar com DLCs as perdas dos jogos usados por exemplo pode ser benéfico para os produtores, mas talvez não seja pra os jogadores.

No fundo é um jogo que oferece mais duas horas de um jogo que já não era curto, no entanto Dead Space 3 é um bom jogo e isso não tão mau como parece. O único boss propriamente dito do jogo é um bom desafio e para os fãs ajuda a explicar algumas pontas soltas do jogo base, no entanto para aqueles que acharam que ficaram a saber o suficiente e preferem esperar por Dead Space 4, podem poupar alguns €, não perdem realmente assim tanto.

6.5/10

 

Também disponível para Xbox 360 e PC.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster