League of Legends – Análise Yasuo

Yasuo é o novo champion de League of Legends, um que vamos ouvir falar daqui a uns tempos pelas melhores razões e por agora pelas piores. Isto porque Yasuo é um champion com possibilidades que irão ser aproveitadas quando os jogadores souberem realmente o que estão a fazer. Por agora veremos apenas maus exemplos, sendo raros os jogadores a conseguirem utilizá-lo no máximo das suas possibilidades, eu incluído. Além de habilidades interessantes Yasuo traz um novo sistema de custo das suas habilidades, Fluxo que Yasuo ganha de forma semelhante à energia de Kennen por exemplo.

Yasuo é também um dos champions que mais facilmente torna  todos os seus ataques em ataques críticos graças à sua passiva. Com apenas dois itens conseguimos chegar aos 80% ou mais de critical, o que o torna bastante difícil de enfrentar num 1vs1. Mas o mais interessante em Yasuo são as possibilidades que abre em termos de sinergias com outros champions.

Passiva: Estilo do Errante

  • Intenção: A chance de um ataque crítico por Yasuo é duplicada.
  • Decisão: Yasuo ganha Fluxo à medida que se move – quanto mais rápido ele se move, mais rápido seu medidor de Fluxo se preenche. Quando preenchido o medidor, Yasuo ativa um breve escudo após sofrer dano vindo de Campeões inimigos ou monstros.

Q: Tempestade de Aço

Yasuo avança com sua espada, causando dano a todos os inimigos em uma linha reta. Acertar Tempestade de Aço com sucesso concede a Yasuo acúmulos de Tempestade Vindoura por um curto período. O terceiro acúmulo de Tempestade Vindoura faz com que Tempestade de Aço dispare um furacão em linha reta que lança ao ar os inimigos atingidos. Se Yasuo usar Tempestade de Aço durante Espada Ágil, a habilidade acerta todos os inimigos à sua volta imediatamente.


W: Parede de Vento

  • Passiva: Bater em disparada repõe o Fluxo de Yasuo mais rapidamente.
  • Ativa: Yasuo cria uma parede de vento que flutua lentamente para frente por alguns segundos. A parede bloqueia todos os projéteis inimigos.

E: Espada Ágil

Yasuo bate em disparada em uma distância fixa através de um inimigo, causando dano e marcando-o brevemente. Se Yasuo usar Espada Ágil várias vezes seguidas, a habilidade causa dano extra até um limite. Yasuo não pode usar Espada Ágil em um inimigo que já tiver sido marcado.


R: Último Suspiro

Yasuo se teletransporta para um Campeão inimigo lançado ao ar próximo, suspendendo-o brevemente e a todos os inimigos lançados ao ar nas cercanias no meio do ar à medida que causa dano a eles. Assim que aterrissa, Yasuo ganha penetração de armadura significativa contra a armadura bônus de seu inimigo por um período estendido de tempo.

O facto de a sua ultimate obrigar a que o inimigo se encontre lançar ao ar, implica que ao se faz bom uso da habilidade Q ou tiramos proveito de outros champions como singed ou malphite. O ideal é realmente aproveitar a existência desses champions na nossa equipa e optar por Yasuo caso a outra equipa seja forte em projecteis, pois além de nos podermos salvar a nós próprios podemos também ajudar a equipa com o W. Este é realmente um champion interessante e um bom exemplo de alto risco alta recompensa. Bem usado pode vir a ser um bom champion, em casos particulares oferece grande vantagem e quando for treinado por muitos jogadores vai começar a aparecer em mais equipas.

No entanto por agora aconselharia a manterem-se afastados de ranked com ele, sendo comum ser banido apenas por não ser usado por alguém da nossa equipa.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster