Análise: The LEGO Movie Videogame

Não foi à muito tempo que recebemos o fantástico LEGO Marel Super-heróis. Não posso falar muito sobre o filme porque não o vi, mas a informação que tenho é de que grande parte da historia está presente no jogo e a julgar por isso tenho a certeza que deve ser um filme hilariante. O facto de termos tantos jogos LEGO atualmente muito semelhantes criou alguma estagnação na serie.

Todos eles são muito semelhantes, apesar de serem universos distintos e em parte apelarem a públicos diferentes. Talvez na cabeça dos criadores, os jogadores irão apenas comprar os jogos dos universos de que forem fãs. Fãs do filme vão comprar este, fãs de Star Wars vão comprar LEGO Star Wars e por aí fora. Realmente se comprarem todos os jogos por esta altura devem estar mais do que fartos. Caso contrário irão encontrar um jogo que pega na mesma fórmula e melhora alguns aspetos. LEGO Marvel Super-heróis por exemplo melhorou bastante o especto da Acão.

Lego_Movie_Videogame_1

Em The LEGO Movie vamos jogar com os vários protagonistas do filme ao longo de 15 níveis, o que pode ocupar cerca de 6 horas com alguma exploração. Não é muito obviamente mas a qualidade do jogo mantem-se durante esse tempo com bastante diversidade nos níveis. O conceito como já disse é semelhante aos outros jogos da serie. Cada personagem é necessária para resolver os níveis graças às suas várias habilidades e armas individuais. É este sistema que nos permite avançar e estamos constantemente a trocar de personagem seja por razoes de narrativa seja para resolver os puzzles do jogo. Apesar da jogabilidade se manter fiel à serie consegue manter-se diversificada durante os vários níveis.

A jogabilidade vai variando entre o normal, corridas de carro e combate. Existem ainda alguns minijogos que relembram Pac-Man e Guitar Hero que trazem alguns momentos diferentes. Em termos narrativos, o jogo contem quase a totalidade da história do filme. Ao contrário de alguns jogos que tentam mostrar pontos de vista alternativos ou historias que se enquadram antes ou depois do filme, este jogo coloca o jogador praticamente na mesma situação das personagens do filme, criando sequências de ação que realçam os melhores momentos do filme.

025542

A sequência ideal seria ver o filme e depois o jogo, mas caso façam o contrário não irão sofrer muito. Tal como grande parte dos jogos LEGO, existem alguns bugs e glitches que podem estragar um pouco a experiência de jogo e o som não é muito memorável. Mas existe bastante conteúdo alem da historia que nos faz voltar e continuar a jogar mesmo depois dos créditos. Alem de ser um bom jogo LEGO, esta é uma das melhores adaptações de um filme alguma vez feita, muito provavelmente porque o próprio filme é uma adaptação dos jogos.

Sem oferecer nada além de uma versão jogável do filme, The LEGO Movie Videogame destaca-se graças a um elenco de personagens coloridas, mecânicas de jogo fortes já bastante trabalhadas, sendo acessível a todos os jogadores e criando sequências fantásticas com os melhores momentos do filme. Se forem fieis à serie não irão encontrar nada de revolucionário aqui. Em parte é a mesma coisa que jogamos antes com uma nova historia e personagem, no entanto não é por isso que deixa de ser um bom jogo e um companheiro ideal do filme.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster