Análise: Mario Kart 8

Mas há algo de nostálgico que apenas Mario Kart tem, com as personagens da Nintendo, circuitos clássicos e mesmos novos cenários que sabemos sempre que irão ser brilhantes. Mario Kart 8 no entanto não se podia limitar a imitar os anteriores. A Wii U está numa luta difícil para se manter sustentável e esta é uma das ultimas cartadas da Nintendo para evitar que a sua consola de sala afunde. A sua estratégia de simplesmente lançar bons jogos tem por um lado realmente feito com que a Wii U seja a consola de ultima geração com melhores jogos, mas as vendas teimam a não subir e esse excelente trabalho pode ir por água abaixo. Mas vamos ao que interessa. Mario Kart 8 é um jogo excelente.

É o primeiro da série em HD e aproveita todo o poder da Wii U. Mesmo depois de passarem horas em consolas teoricamente mais poderosas como a PS4 vão ficar deslumbrados com o grafismo de Mario Kart 8. As pistas clássicas estão melhores que nunca e os veículos e personagens mostram a crescente confiança que a Nintendo mostra a trabalhar em HD. Pequenas animações dão vida a estas personagens e aos cenários e tudo parece simplesmente perfeito. Cores vibrantes e efeitos visuais completam uma experiência visual que irá maravilhar os fãs.

mario_kart_8_baby_rosalina

 

Mesmo em termos de som não há nada de errado. Em termos técnicos não consigo imaginar como este poderia ser melhor, pois mesmo aumentando o poder gráfico não iria tornar as personagens simples da Nintendo melhores. Depois de o grafismo e som nos deixar satisfeitos, começamos o jogo e vemos as mudanças no jogo em si. Os veículos são diferentes de controlar. Isto torna o jogo melhor e dá algum mérito real a quem sabe conduzir e não apenas a quem tem a sorte de apanhar os melhores itens. Estas melhorias não se notam logo no inicio, pois na liga de 50cc os veículos são demasiado lentos para que as mudanças sejam visíveis, no entanto à medida que vamos progredindo no jogo tudo isto se torna bastante visível. O jogo é assim bastante mais sólido e torna possível o resto das novas mecânicas.

A gravidade é um elemento que entra agora na equação. Os circuitos iniciais apenas tocam ao de leve neste aspecto mas os mais avançados irão trocar completamente as voltas ao jogador e podem ser realmente desafiantes. Mesmo nos circuitos iniciais vamos poder correr pelas paredes para ganhar um boost de velocidade e conseguir alcançar os adversários. Quando estamos em circuitos mais avançados onde a velocidade é realmente vertiginosa é quando começamos a ver as potencialidades deste sistema que trás consigo algumas mecânicas interessantes.

Mario-Kart-8-1

 

Quando estamos numa destas secções sem gravidade, sempre que colidimos contra um adversário ambos ganham um pequeno boost de velocidade. Além das personagens, os jogos da série Mario kart são marcados por bons circuitos e é o oitavo que tem a melhor seleção de sempre, misturando circuitos clássicos com novos. Mas graças a todas as inovações, como as secções de baixa gravidade ou as zonas subaquáticas, mesmo os circuitos clássicos parecem novos e frescos. Os itens também foram revistos e a maior parte recebeu um decréscimo de eficácia.

Os melhores itens parecem aparecer menos vezes e são menos eficazes. A carapaça azul por exemplo, pode agora ser evitada com um novo item, uma buzina que além de lançar uma onda de choque capaz de afastar todos os adversários à nossa volta pode evitar que sejamos atingidos por uma carapaça azul que nos possa custar a corrida. As trocas bruscas e imprevisíveis de posição não são tão comuns como antigamente e é mais fácil conseguir ter uma estratégia e dominar uma corrida, evitando percalços. Isto torna o jogo melhor, sem o tornar mais ou menos casual no processo.

mario3

 

Obviamente quem melhor controlar o kart irá agora ter alguma vantagem, mas o bom uso dos itens continua a ser essencial e a sua aquisição continua a ser aleatória. Outra novidade é a Mario Kart TV que traz consigo uma app e que nos permite ver replays de outros jogadores e ver algumas estatísticas. Podemos também fazer upload de vídeos que podemos editar para o YouTube, uma tendência cada vez mais procurada pelos jogadores. Este é o jogo mais sólido da série e também o mais completo.

É um enorme esforço da Nintendo que vale a pena jogar e que espero pessoalmente faça muitos jogadores adquirirem a consola. Talvez esperar tanto tempo para lançar um dos jogos mais desejados pelos jogadores não tenha sido a melhor opção por parte da Nintendo, especialmente tendo em conta as fracas vendas da consola, mas ainda não é tarde e com os jogos mais populares a serem lançados talvez ainda exista esperança para uma consola que foi dada como morta já várias vezes. Convém ainda realçar que todo o jogo se encontra em português.

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster