Análise: Blues and Bullets

Blues and Bullets é um jogo de detetives episódico que segue Eliot Ness, um policia reformado que se vê envolvido num novo caso, o que lhe vem complicar a vida atual de dono de restaurante. Esta análise irá focar-se no primeiro episódio e talvez seja e no futuro talvez volte a este jogo tal como temos feito aqui com os jogos da Telltale, em que analisamos cada episódio individualmente.

É muito fácil ver a inspiração de Blues and Bullets. Os jogos da Telltale são uma inspiração obvia, seja pelos lançamentos episódicos como pela jogabilidade. Tal como os jogos da Telltale, Blues and Bullets divide-se em diálogos em que temos tempo limitado para escolher a opção que consideramos correta, exploração e cenas de ação que aqui assumem a forma de combate corpo a corpo como nos jogos da Telltale e sequências de tiro que funcionam num estilo arcada em que não controlamos o movimento da personagem.

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Outra inspiração é sem duvida Sin City e o film noir em geral. Todo o jogo é a preto e branco e vermelho a destacar objetos importantes. Aliás, toda a história é uma homenagem ao film noir e uma coleção de clichés. O polícia reformado que se torna detetive é o mais cliché possível, mas não me vão ver a queixar.

A maior fatia do jogo é a exploração. Enquanto que os jogos da Telltale normalmente se focam mais nos diálogos, aqui é a exploração a ocupar a maioria do tempo. Blues and Bullets é no fundo um jogo de detetives portanto não é de estranhar. Explorar em si não é muito interessante, mas o trabalho de detetive é fenomenal e torna este um dos melhores jogos do género detetive.

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Tal como já referi, Blues and Bullets funciona como os jogos da Telltale em que temos tempo limitado para escolher uma das opções de diálogo. Nem todas as escolhas afetam o decorrer do jogo mas algumas têm impacto no decorrer do jogo. No final de cada episódio podemos também ver o ecrã a que a Telltale nos habituou com as nossas escolhas e que percentagem dos jogadores escolheu da mesma forma.

Para quem gosta deste tipo de histórias, a de Blues and Bullets é soberba. Agarra o jogador com as suas intrigas e personagens. Mas aquilo que os criadores souberam fazer realmente é equilibrar o ritmo do jogo. Nada dura nem mais nem menos do que deveria durar. Nunca o jogador tem de explorar durante demasiado tempo, sem que um diálogo e sequência de ação apareça e isso é dos aspetos mais importantes neste tipo de jogos.

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