Análise: Zenzizenzic

Zenzizenzic é um colorido bullet hell shooter da bitHuffel que lembra a espaços Geometry Wars, com o grafismo simples e geométrico mas colorido que se pode tornar confuso quando a quantidade de objetos no ecrã atinge certos valores. Mas é a banda sonora que separa Zenzizenzic da concorrência.

Com uma editora como a Adult Swim seria de esperar um jogo deste género e desta qualidade. Aliás, acho que nunca joguei um mau jogo da Adult Swim. Todos os seus jogos relembram pequenos mini-jogos divertidos. Alguns podem ser apenas medianos, mas todos eles são divertidos de jogar e Zenzizenzic não é excepção.

Zenzizenzic-2015-04-26-13-52-17-37

O funcionamento do jogo não foge muito ao que encontramos em todos os jogos deste género. Num esquema de controlos rato e teclados, controlamos uma pequena nave com WASD e disparamos com o botão esquerdo do rato, existindo ainda dois ataques especiais que podemos escolher antes do início do jogo e que podemos usar com o botão direito do rato e tecla de espaço. Podemos também acelerar e abrandar a nossa nave com as teclas Shift e Alt.

A jogabilidade não apresenta surpresas em termos de precisão e Zenzizenzic faz algo muito bem que é explicar exatamente qual é a nossa hitbox. Apesar de a nave ser um quadrado bem grande, apenas o pequeno centro faz com que o jogador sofra dano. A interface é também bastante agradável. A nossa vida e ataques especiais estão representados na parte inferior do ecrã, assim como o escudo que também podemos ver ao redor da nave.

zenzizenzic-screenshot3

Durante o jogo podemos também apanhar power-ups que melhoram o nosso ataque e nos dão escudo. O escudo é muito importante pois além de nos defender de um ataque, também funciona como bomba. Quando nos vimos em apuros podemos explodir o nosso escudo com o botão do meio do rato que além de destruir os nossos inimigos, limpam os projeteis que se encontram ao redor. Zenzizenzic tem também uma ideia interessante do que conta às vidas. Não podemos ganhar vidas extras durante o jogo, no entanto podemos comprar vidas extra com a tecla F em troca pelos pontos que vamos recolhendo.

Isto corresponde ao modo normal do jogo. No final de cada nível existe um boss e até um nível bonus. A progressão é feita de uma forma estranha que nos obriga a fazer algum grind. Em vez de desbloquearmos o nível seguinte quando completamos o nível anterior, temos de comprar os níveis seguintes com os pontos que vamos ganhando durante o jogo.

6

O outro modo do jogo é uma surpresa agradável. De nome Macro, este é um modo de jogo com mecânicas roguelike que parece existir apenas como um extra mas que é a experiência mais divertida de Zenzizenzic. O objectivo é chegar o mais longe possível, com os inimigos aumentarem progressivamente a sua vida. Em vez de powerups, existem lojas onde podemos aumentar todo o tipo de estatísticas da nossa nave, desde o ataque, a taxa de disparos e a nossa vida. Temos também bosses como é normal que precisamos de derrotar para prosseguir para o cenário seguinte.

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster