Análise: Aquaman

Aquaman é o segundo filme do Universo Cinematográfico da DC que realmente vale a pena ver. Ignorando quase que por completo o universo em que se insere Aquaman é ao lado de Wonder Woman um filme divertido, bem realizado e geralmente com bom CGI e consegue até ter um final bem melhor que o filme da Mulher Maravilha. Aquaman passa-se depois de Justice League mas isso é realmente pouco importante para a história deste filme. Aquaman foca-se em estabelecer a personalidade de Arthur Curry / Aquaman, desde a história de como ele nasce do amor de uma rainha Atlante e de um humano até ao seu regresso ao seu povo.

A história do filme no que não se refere a Aquaman propriamente dito é bastante banal. O rei dos Atlantes tem uma ambição desmedida e quer atacar o povo da superficie e para isso precisa de apoio dos outros reinos dos mares. Para evitar isso alguns rebeldes tentam com que Arthur volte a casa e ocupe o trono que para todos os efeitos lhe pertence.

As personagens do filme variam entre boas e banais, Arthur, Mera e Vulko bastante bons, principalmente Vulko, interpretado por Willem Dafoe que é uma verdadeira incógnita durante a maior parte do filme, deixando o espectador sempre na duvida de onde está a sua lealdade. Os vilões do filme por outro lado não atingem realmente o mesmo padrão. Arraia Negra por exemplo acaba por ser uma verdadeira caricatura e mesmo o design fabuloso do seu fato que representa de forma brilhante o aspecto dos comics não salva a personagem. Nereus por outro lado é um daqueles vilões fáceis de odiar mesmo que se consiga perceber as suas motivações e no final do filme a personagem cresce realmente.

Onde Justice League esteve realmente mal foi na componente de efeitos visuais. Esse filme conseguiu ir do muito bom ao muito mau em segundos, mas Aquaman é a prova de a DC consegue ser tão boa ou melhor do que qualquer coisa que a Marvel lance. Não existe nenhum ponto do filme que esteja mau e o pior que consegue oferecer é mediano. Apesar de ter uma ou duas cenas demasiado escuras também nunca caiu no que Batman VS Superman nos trouxe em termos de cenas de ação em que não se percebia o que se estava a passar.

JUSTICE LEAGUE – Official Heroes Trailer — Pictured: Aquaman (screen grab) CR: Warner Bros. Pictures

Aquaman não é o melhor filme de super heróis que já foi lançado, longe disso, mas é um filme que conhece o seu publico e o coloca à frente de qualquer outra coisa, sem pretenções de agradar a gregos e troianos, nem chegar a oscares ou outros prémios cinematográficos. É diversão pura e é nisso que é excelente.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster