Análise: Evolution : The Video Game

Evolution é um jogo de cartas físicas que faz a sua transição para o mundo digital como tantos outros o fizeram antes com a particularidade de ser realmente bom. Evolution é um jogo de cartas para quatro jogadores que coloca o jogador no controle do destino de espécies de criaturas pré-históricas. O jogador joga o jogo, gerando dinossauros que ficam com fome e tentam comer e os melhores ganham. A comida que está disponível e que coisas são consideradas dependem totalmente de como se evoluem os nossos dinossauros. Uma vez que eles acertem a mesa, o jogador pode evoluí-los mas só até 3 de cada vez.

As Evoluções que se pode escolher variam de traços como pescoços longos para acessar alimentos de plantas inacessíveis, até traços defensivos como armaduras que são essenciais para os animais carnívoros. Transformar o dinossauro numa fera carnívora significa que se deixa de poder comer plantas e temos de ir atrás de presas maiores, o que significa outros dinossauros. Dependendo de quão defensivos são seus oponente podemos acabar por comer os nossos próprios animais. Em termos de conceito o jogo é realmente interessante e funciona de forma brilhante em contexto digital, algo que nem sempre acontece com este tipo de adaptações.


Evolution : The Video Game é um jogo com muito menos aleatoriedade do que o normal e as decisões que o jogador toma são mais frequentemente determinados do que a sorte das cartas. Esta é a melhor característica do jogo já que o jogador pode quase sempre transformar uma boa carta numa jogada excelente e uma má carta num mal menor.

O jogo é também relativamente mais rápido que outros do mesmo já com as fases do jogo a serem muito rápidas e há um recurso que permite que se jogue a mão ao mesmo tempo que mantém o jogo em movimento, o que o torna muito mais dinâmico e interessante do que outros seus contemporâneos. As habilidades defensivas e habilidades que permitem que se coma com prioridade por exemplo são difíceis de usar e apenas com o tempo conseguimos dominar este jogo.Infelizmente o jogo não conta ainda com muitos jogadores e o facto de ser um jogo pago, enquanto que a concorrência costuma ser gratuita não ajuda de todo a resolver este problema. No entanto este jogo ao contrário da concorrência conta também com um modo offline pelo que a falta de jogadores é um problema um pouco menor mas grave na mesma.

Evolution é um jogo com menos aleatoriedade do a concorrência e com um conceito muito interessante mas que precisa urgentemente de jogadores.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster