Análise Nihilumbra

A transição de jogos para smartphone ou tablet para PC nem sempre é tranquila, sendo até bastante normal sair um desastre. Além do grafismo normalmente ficar muito abaixo daquilo que é esperado no PC, a jogabilidade é normalmente mal adaptada para rato e teclado. Mas além disso existe o problema da fama dos jogos mobile. Smartphones e tablets são considerados por muitos consolas irrelevantes, onde são lançados pequenos jogos casuais sem qualquer relevância para os jogadores a sério. Por muito que goste de Angry Birds, isto é verdade em maior parte dos casos.  Mesmo Angry Birds não pode ser realmente comparado com um grande lançamento e no fundo é um jogo bastante limitado.

Nihilumbra aventurou-se nesta transição, chegando agora à plataforma que realmente interessa, o PC, narrando uma comovente e trágica história sobre a vida e auto-descoberta. Aqui jogamos como Born, uma criatura criada a partir do Vazio, uma massa enorme que destrói tudo o que toca. A jornada de Born leva-o desde os picos gelados de uma montanha até à extensão seca do deserto. Cada um deste cenários é muito bem trabalhada. A música que acompanha estas áreas é melancólico e transpõe uma solidão estranha.

Nihilumbra surpreendeu-se principalmente pela fantástica história, muito bem escrita e com um fantástico trabalho de vozes. Nihilumbra tem um ritmo descontraído e mantém uma sensação de tranquilidade , apesar de toda a urgência da presença constante do Vazio. Apesar dessa tranquilidade, existe um perigo constante, mas Nihilumbra consegue manter um equilíbrio satisfatório. Mesmo os puzzles são simples, oferecendo soluções simples para problemas básicos . Mesmo assim Nihilumbra consegue manter o seu interesse com um bom design de níveis com muitos perigos e armadilhas.

Encontrando flores durante suas viagens, Born é capaz de aproveitar a sua cor e aplicá-lo em uma variedade de maneiras. Usando estas habilidades, podem derrotar os inimigos sobrenaturais e voar por cima de obstáculos . Os puzzles giram em torno de descobrir o que pintar. Muitas vezes não têm que usar mais do que um par de cores de cada vez.  Como o Vazio implacavelmente persegue Born, eventualmente alcança-o. Nestes níveis , o jogador é forçado a ser rápido e ágil , tanto no movimento como no uso das cores.

screenshot_pc_nihilumbra009

O jogador está convidado a estabelecer traços precisos , mantendo sua liderança contra o Vazio . Estas são as zonas mais complicadas e as que mais quebram o ritmo relaxado que marca o restante jogo. Em um dispositivo sensível ao toque, é relativamente simples porque basta tocar no ecrã mas com um rato tudo se complica. O tempo que demora a escolher a cor e aplicar quebra demasiado o ritmo. Alguns segundos podem não parecer muito, mas nestes últimos níveis em que o Vazio nos persegue podem significar muitas mortes. Felizmente existem checkpoints constantes que tornam este percurso menos frustrante.

Embora a história principal mantenha o desafio simples, o Void Mode, um exclusivo do PC que é desbloqueado após completarem o jogo aumenta consideravelmente a dificuldade. Os níveis são os mesmos, mas os puzzles são mais difíceis , mais restritivos e traiçoeiros. Os inimigos aparecem aos montes em vez de pequenos grupos, as armadilhas mais mortais e as cores mais limitadas. Onde anteriormente toda a paleta estava disponível , apenas um grupo limitado pode ser usado por puzzle.

2526667-thecity-2

Nihilumbra chega ao PC de forma surpreendente.  Apesar de algumas dificuldades na transição da jogabilidade, há muito charme que estava escondido a muitos jogadores pelo simples facto de ter sido lançado apenas nem smartphones e tablets. Aquilo torna Nihilumbra diferente é a sua atmosfera, um sentimento que alterna entre melancólico e frenético nos momentos certos  e que certamente irá agradar muitos jogadores fãs de “Puzzle Platformers”. Se esses são vocês, dêem uma chance a Nihilumbra.

8/10

 

 

Tiago Roque

Comment (1)
Passatempo Nihilumbra | Combo Caster
Fevereiro 25, 2014

[…] a ganhar o jogo Nihilumbra, recentemente analisado aqui no ComboCaster. Os jogos são oferecidos pela BeautiFun Games por isso passem pela sua página do Facebook e […]

Responder

Leave A Comment