Análise LEGO City Undercover

Se costumam ler as nossas análises sabem a minha opinião sobre os jogos LEGO. Podem ler aliás a nossa análise ao LEGO City Undercover: The Chase Begins aqui para conhecerem a prequela lançada para a 3DS. Tal como referi nessa análise, este jogo para Wii U é em tudo superior, um jogo praticamente perfeito que tira proveito das capacidades da Wii U que ganha assim um jogo de luxo que muita falta fazia ao seu catálogo de jogos. Não que os restantes jogos da Wii U sejam maus ou sequer medianos, simplesmente são muito iguais ao que já podíamos encontrar na Wii, apenas com melhores gráficos.

LEGO City Undercover traz uma experiência de jogo que não podemos realmente encontrar na Wii. GTA nunca saiu nessa consola e não há realmente outro do género com a mesma qualidade, no entanto este pode ser esse jogo. Apesar de a violência de GTA não combinar minimamente com o universo LEGO, na realidade não são muito diferentes. Tirando partido de muitas peças LEGO existentes na linha de brinquedos LEGO City, este é um jogo LEGO bastante diferente daqueles que estamos habituados, não sendo uma adaptação de um filme como é habitual, mas fica como prova definitiva que os jogos LEGO são bons não porque são adaptações de licenças muito conhecidas mas porque são simplesmente bons.

A cidade de LEGO City Undercover é uma união de várias cidades do nosso mundo, uma junção de partes de Miami, Veneza e até San Francisco. Isto faz com que a cidade seja realmente memorável, e mesmo sem o auxilio do mapa vão saber sempre onde estão graças ao vários edifícios fáceis de recordar e a zonas da cidade bastante distintas. Espalhados pela cidade estão os vários colecionáveis e peças LEGO que fazem parte de praticamente todos os jogos LEGO que me recordo.

Além dos normais colecionáveis existem ainda alguns especiais que permitem construir edifícios especiais como estações de veículos e até outras construções enormes como pontes e faróis. Muitas missões dependem da construção destes edifícios e é óptimo ver que não se esqueceram de um aspecto importante do universo LEGO, a construção.

A jogabilidade envolve, tal como em The Chase Begins, alternar entre vários tipos de disfarces, o que dá basicamente o nome ao jogo, pois Undercover não vem por acaso. É realmente o facto de serem um policia infiltrado o aspecto mais importante do jogo. Estes disfarces vão aparecendo à medida que avançam na história, havendo missões que funcionam como tutorial para praticamente tudo o que precisam de saber no jogo.

Tal como referi na análise a The Chase Begins, há disfarces que são necessários para avançar no jogo, tendo cada um uma habilidade especial que precisam para ultrapassar alguns puzzles ou obstáculo. Há quase 300 disfarces, mas apenas precisam de cerca de oito para completarem o jogo.

LEGO-City-Undercover-1

A história segue Chase McCain, tal como em The Chase Begins, simplesmente alguns anos depois, onde tem que capturar o criminoso Rex Fury depois de este ter fugido da prisão de Albatross. Há bastantes referencias a outros jogos e filmes e o humor é óptimo e apesar da simplicidade da história que é no geral uma simples história de policias de ladrões, há muitos motivos para continuar a jogar e o jogo é divertido do inicio ao fim.

As funcionalidades da Wii U são essenciais para o sucesso de LEGO City Undercover e indispensáveis para o jogo. O GamePad traz inúmeras características originais e interessantes. Podem tirar fotos e envia-las directamente para o Miiverse por exemplo, ou examinar o ambiente à procura de suspeitos ou colecionáveis.

O único problema de City Undercover são os seus tempos de carregamento demasiado longos. Neste tipo de jogos é normal um longo “loading” no inicio do jogo, mas este jogo abusa realmente com longos “loadings” sempre que acabam uma missão e voltam ao mundo aberto. Não é um problema que afecta a experiência de jogo em si, mas quebra demasiado o ritmo para que seja ignorado. Existe ainda um problema para quem possui a consola básica e quer comprar o jogo digitalmente, pois precisam necessariamente de um disco externo.

LEGO_City_Undercover_promo_art_3

LEGO City Undercover é um jogo soberbo e sem duvida o melhor jogo LEGO de sempre. Além de ser um dos melhores jogos do catálogo da Wii U é um jogo que ficaria bem no catálogo de qualquer  uma das consolas actuais. Há conteúdo para horas e horas de jogo e o mundo do jogo tem realmente muito para explorar e muito carisma. É actualmente o jogo mais recomendado para a Wii U.

É difícil dizer se este é o jogo que irá fazer as vendas da Wii U dispararem, mas se possuírem a consola não podem deixar de comprar LEGO City Undercover. É o jogo perfeito para a consola, utiliza as suas capacidades gráficas e todas as funcionalidades que fazem da Wii U única. O que é também uma prova de que muito mas muito dificilmente irão ver este jogo noutra plataforma.

 

Tiago Roque

Comment (1)
Análise: LEGO City Undercover | ComboCaster
April 18, 2017

[…] Undercover chega agora às restantes consolas e PC. Podem ficar com a análise completa ao jogo aqui. Esta análise irá focar-se apenas nas alterações neste […]

Reply

Leave A Comment